ESTUDOS QUEER E RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS: NOTAS SOBRE DISSIDÊNCIAS E SUBVERSÕES NOS ESPAÇOS SAGRADOS
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.124-145Palavras-chave:
Teoria queer, práticas religiosas, religiões afro-ameríndias.Resumo
O conjunto dos desafios que aqui nos traz, impulsiona a questionar a possibilidade de utilizar um arcabouço de problematizações recorrentemente associado ao estudo de dinâmicas sociais que envolvem marcadores de sexualidade e gênero – Teoria queer ou Estudos queer – para a compreensão de questões que associam poder, sexualidade, corpo, gênero e religiosidade. Um breve processo de historicização alerta sobre o perigo de um duplo reducionismo: tomar o queer enquanto teoria simplesmente e a sexualidade como seu “objeto” primeiro. Tentaremos, a partir do ensaio que segue, apresentar alguns dados históricos no transcurso do que hoje entendemos por “Teoria Queer”, suas contingências e limites para os estudos que envolvem religiões afro-ameríndias e dissidências sexuais e de gênero.Downloads
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