ESTUDOS QUEER E RELIGIÕES AFRO-AMERÍNDIAS: NOTAS SOBRE DISSIDÊNCIAS E SUBVERSÕES NOS ESPAÇOS SAGRADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.124-145

Palavras-chave:

Teoria queer, práticas religiosas, religiões afro-ameríndias.

Resumo

O conjunto dos desafios que aqui nos traz, impulsiona a questionar a possibilidade de utilizar um arcabouço de problematizações recorrentemente associado ao estudo de dinâmicas sociais que envolvem marcadores de sexualidade e gênero – Teoria queer ou Estudos queer – para a compreensão de questões que associam poder, sexualidade, corpo, gênero e religiosidade. Um breve processo de historicização alerta sobre o perigo de um duplo reducionismo: tomar o queer enquanto teoria simplesmente e a sexualidade como seu “objeto” primeiro. Tentaremos, a partir do ensaio que segue, apresentar alguns dados históricos no transcurso do que hoje entendemos por “Teoria Queer”, suas contingências e limites para os estudos que envolvem religiões afro-ameríndias e dissidências sexuais e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gomes de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi membro do Programa de Extensão "Tod@s Junt@s Somos Fortes": Somando saberes e esforços pelo enfrentamento ao racismo, violência contra a mulher e LGBTTIs fobias no compartimento da Borborema-PB", desenvolvido entre os anos de 2014/2015 (PROEXT/MEC/UEPB). Desenvolve pesquisas com enfoque nas interconexões dos marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade, raça, território etc.) na composição de abjeções que marcam LGBTTIs e comunidades de tradição afro-ameríndias. Integrante do NINETS (Núcleo de Investigações e Intervenções em Tecnologias Sociais).

Natanael Duarte de Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em História da Literatura e da Leitura, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec) da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE.

Downloads

Publicado

31/08/2020

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ