RELIGIÃO, EXPERIÊNCIAS DE PODER, DEMOCRACIA e DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Marcos Vinicius de Freitas Reis Universidade Federal do Amapá
  • Marco Antônio Domingues Teixeira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/1519-6674.v32.n.1.p.1-4

Resumo

O presente dossiê intitulado “Religião, Experiências de poder, Democracia e Direitos Humanos”, reúne excelentes textos para debater o envolvimento das instituições religiosas na democracia brasileira. As religiões ou religiosidades tentam inserir suas agendas em todos os assuntos e tem especial interesse pela questão dos direitos humanos. Debater assuntos relacionados a religião e política ainda tem muita resistência nos nossos círculos pessoais ou nas universidades. A dificuldade de discutir o envolvimento dos grupos religiosos nas questões de política partidária, políticas públicas ou participação política dar-se pelo fato do preconceito que nós temos de reconhecer que a religião tem afetado todas as esferas da sociedade brasileira. O presente dossiê tem textos interessantes para pensar a relação entre política, religião e direitos humanos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. . Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da UNIFAP. Docente do Curso de Mestrado Profissional Ensino de História UNIFAP. Docente do Curso de Graduação em Relações Internacionais e História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Especialização Estudos Culturais e Politicas Públicas. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) . Editor da Revista Tempo Amazônico ligado a ANPUH AP. Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Politicas Públicas (CEPRES). Filiado a Associação Nacional de Historiadores Sessão Amapá (ANPUH AP). Assessor da Secretaria de Educação do Estado do Amapá sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante ao Ensino Religioso. Coordenador do Observatório da Laicidade do Amapá. Assessor do Grupo de Trabalho da REPAM - Sinodo do Amazônia. Filiado a Associação Brasileira de Historiadores da Religião (ABHR).Filiado a Associação Brasileira de Teologia (SOter). Filiado ao Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso ? FONAPER. Assessor Nacional das Graduações de CIência da Religião (RELER). Escreve semanalmente para o impresso Jornal Gazeta do Amapá com a coluna "Religião e Politica em Debate" aos domingos. Todas as quartas a Coluna "Religião e Sociedade na Atualidade" no portal Jornal GGN .

Marco Antônio Domingues Teixeira, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Ciências Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2004). Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1982). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Pós-doutoramento em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea - PACC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Remanescentes de Quilombo do Vale do Guaporé; Populações Afro-Amazônicas, Cidadania, Diversidade Etno-Racial ; Ações Afirmativas; Religiosidade, cultos Afro-Amazônicos; Gênero e Sexualidade; História Regional, Identidade Social, Cultura e Televisão, Cultura Popular, História.

Downloads

Publicado

31/08/2020

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO/DOSSIÊ