ANGLO-AMERICANOS NO CINEMA DO STALINISMO TARDIO: SEGREGAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS E O TERCEIRO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v33.n.2.p.337-364Palavras-chave:
Cinema, Guerra Fria, Racismo, Estados Unidos, União SoviéticaResumo
Durante o Stalinismo tardio (1945-53), o cinema soviético produziu várias películas antiamericanas que abordavam a situação de sua população negra: racismo, apartheid, exploração, miséria, linchamentos, pogroms. Ao fazer isso, o público soviético e o de sua esfera de influência (e mundial, nos festivais de cinema) eram distraídos de eventos recentes de fixação de fronteiras étnicas no Leste Europeu, da disparidade social regional-étnica, e motivados para a reorientação das atenções para o Terceiro Mundo e as lutas de descolonização. Ao mesmo tempo, o arqui-inimigo era exposto em suas contradições ideológicas e concretas. 22 filmes soviéticos produzidos no período, analisados pelo método da história sócio-cinematográfica de Marc Ferro, permitem identificar a construção dessa disputa cultural e ideológica por meio das telas de cinema.
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