PANDEMIA E CRISE: A PSICOPOLÍTICA DO “NOVO NORMAL”
DOI:
https://doi.org/10.47209/1519-6674.v33.n.2.p.51-69Palavras-chave:
pandemia, crise sistêmica do capitalismo, consumismo, psicopolítica.Resumo
A partir de análises de reportagens em jornais e sites de notícias, o texto tem a preocupação em discutir se o contexto de pandemia está trazendo uma mudança, uma tendência de alteração do comportamento social ou é apenas um mero efeito de linguagem, ocasionada pelo acontecimento/evento de uma crise? Ancorados no materialismo histórico queremos entender se estamos alterando nossas práticas sociais e econômicas, ou apenas alterando as formas de continuar a praticá-las? Em pleno contexto de crise econômica, empresas tem aproveitado a crise sanitária e implementado novas formas de atrair consumidores para as suas mercadorias. Amparados pelos estudos de Bauman, Han, Morozov e Berardi, temos a impressão de que somos cada vez mais indivíduos, menos coletivo. Como sujeitos autômatos, somos formados, treinados e capacitados para o consumo. Quanto mais consumimos, mais somos controlados, e menos temos capacidade e autonomia para gerenciar nossas próprias vidas. A crise pandêmica se misturou a mais uma crise sistêmica do capitalismo e, a julgar pelos hábitos de consumo que temos visto, ele se fortalecerá ao final dela. A vida humana tem sido meramente um meio, para o projeto psicopolítico do neoliberalismo.
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Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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