TEMPO HISTÓRICO E OCUPAÇÃO TERRITORIAL RECENTE: REFLEXÕES SOBRE A OCUPAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
Palabras clave:
Tempo, Deslocamentos, Discurso, Ocupação Recente, Relações de TrabalhoResumen
O propósito deste artigo é refletir acerca das discussões que envolvem o conceito de tempo a partir das produções de Reis (2003) e Koselleck ( 2006), buscando a partir destas reflexões perceber a dinâmica do tempo nos discursos que permeiam os deslocamentos e trajetórias de pessoas no interior do Brasil no período posterior a 1970. O marco temporal diz respeito ao grande investimento promovido pelo Governo Federal e que dinamizou as ocupações recentes nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Propomo-nos ainda, entender a produção discursiva que levou a criação do ideal de modernidade e progresso, conceitos que ganharam muita força nos processos de expansão da fronteira agrícola no Brasil, discutindo teoricamente a origem dos conceitos supramencionados bem como as práticas decorrentes da aplicação de tais conceitos, na organização das atividades produtivas e nas relações de trabalho no campo brasileiro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).