IMIGRAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL: A REPRESENTAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PREFERENCIAL NO INTERIOR DE RONDÔNIA
Palavras-chave:
Estudos Culturais, Rondônia, identidade culturalResumo
A atual conformação populacional de Rondônia surge a partir de diferentes fluxos migratórios e, entre eles, dois grandes ciclos podem ser apontados: o primeiro no final do século XIX e início do século XX, durante os ciclos da borracha e com predominância da imigração de nordestinos; o segundo a partir da década de 1970, sob os auspícios do Estado brasileiro, que fez deslocar para a Amazônia imigrantes do centro-sul do país. O contato de populações com práticas culturais distintas faz surgir na Amazônia sul-ocidental verdadeira fronteira simbólica em que o contato com o meio ambiente é o principal ponto de referência. É a partir deste cenário que se discute, no artigo, as identidades culturais que se formam e buscam fortalecimento no interior de Rondônia, região profundamente marcada pela experiência da imigração nas últimas três décadas do século XX. O paradigma dos Estudos Culturais, e autores a ele ligados, é tomado como referencial teórico, tanto na sua vertente britânica como latinoamericana. Assim conceitos como cultura, representação, identidade e imigração são apresentados a partir de autores como Stuart Hall, Richard Johnson, Néstor Garcia Canclini, e Denise Cogo. Além disso, tomam-se autores que pensam a região Amazônica e sua ocupação recente, em específico a conformação social do estado de Rondônia a partir da segunda metade do século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).