A INTELIGÊNCIA E O CONHECIMENTO: UMA CONTÍNUA ADAPTAÇÃO DAS ESTRUTURAS COGNITIVAS DO SUJEITO
Palavras-chave:
Inteligência. Conhecimento. Epistemologia Genética.Resumo
O presente artigo pretende apresentar a origem e o desenvolvimento do processo cognitivo humano, segundo a Epistemologia Genética, do nascimento aos vinte e quatro meses de vida aproximadamente. Tal delimitação é realizada por questões metodológicas, o que nos faz elaborar a análise no primeiro período de desenvolvimento humano denominado Sensório-Motor. A Epistemologia Genética, desenvolvida por Jean Piaget, trata, basicamente, a questão do início da inteligência como processo biológico-cognitivo e como tal processo permite a construção das estruturas necessárias ao conhecimento.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).