UMA SOCIEDADE SEM ESCOLA; A (DES) ESCOLARIZAÇÃO, DENTRO DA VISÃO DE IVAN ILLICH
Palavras-chave:
(Des) Escolarização, Educação, Sociedades sem escolas.Resumo
Este artigo tem o propósito de abordar o tema; educação, analisando o atual modelo de ensino, dentro da perspectiva de Ivan Illich (1926 – 2002), autor de diversas obras, com destaque para Sociedade Sem Escolas, que será trabalhada neste artigo. A atual estrutura educacional consiste num processo de instrumentalização da mão-de-obra. Nesse sentido, pode-se afirmar que o sistema educacional, nos Estados Modernos, é um sistema de instrumentalização técnica, que busca uma formação rápida. Com isso, temos a escola como um centro de formação do individuo para o exercício de determinada atividade, e não com objetivo de esclarecer o educando, onde todos os indivíduos que ali estão são rigorosamente disciplinados. Sendo este o objetivo a mecanização do processo educacional da da escola, Illich argumenta que a educação que temos na atual formação escolar nos leva a compreender de forma errada a nossa sociedade, não podendo assim entender a substância que está dentro desta comunidade, desvirtuando o entendimento do aluno sobre certos conceitos. Esta definição compreende que o processo educacional é um modelo tabelado. A proposta de Illich, denominada de Teias de Aprendizagem, é considerada por muitos teóricos como uma idéia utópica, não praticável. Contudo, ela é de certa forma utilizada por parte da sociedade. Neste texto não é prioritário a teoria de Illich, e sim suas críticas a este sistema educacional.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).