“O NATIVO GUERREIRO - O SENTIDO DE GUERREAR NAS SOCIEDADES INDÍGENAS AMAZÔNICAS PRÉ-COLONIAIS"
Palavras-chave:
Indígenas, Amazônia, Guerra.Resumo
Este estudo tem como fundamento o estabelecimento de uma análise do significado e função da guerra nas sociedades indígenas amazônicas pré-coloniais. Para isso, nos deteremos à uma revisão bibliográfica, com a exposição de algumas abordagens históricas e antropológicas sobre o tema, ressaltando os diferentes e até mesmo conflitantes significados da guerra nestes grupos. Partindo de uma noção universalista da guerra, considerando os povos indígenas como seres para a guerra, explicitaremos as diferentes vertentes, de cunho naturalista, econômica, político e cultural sobre o conceito da guerra nas sociedades ameríndias. Em que ao longo de tais análises, podemos observar mudanças significativas no estudo e considerações sobre a forma de vida dos grupos indígenas da Amazônia, onde outras variantes, além da econômica, mostram-se fundamentais para o entendimento de diversas questões. E ao passo que não encontramos apenas um significado para a guerra, concluímos que a legitimidade de cada consideração só pode ser analisada de acordo com contextos específicos, sendo de elevada importância o estabelecimento não de um significado da guerra em geral, mas um estudo da reinterpretação desta nos diferentes grupos indígenas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).