A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA X PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores/as

  • José Aparecido da Cruz Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Rogério Lopes de Jesus

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Construtivismo e Aprendizagem.

Resumen

Este artigo traz uma reflexão de como trabalhar a educação de Jovens e Adultos, a partir da perspectiva construtivista, tendo como base os escritos de Paulo Freire e outros autores que muito tem contribuído com essa prática através de seus relatos e pesquisas sobre o tema, por meio de uma atividade que versou sobre a migração, nas aulas da Disciplina de Educação de Jovens e Adultos – EJA que representou nossa primeira experiência com a temática. O objetivo do trabalho é trazer a tona a metodologia construtivista e sua aplicabilidade na EJA. A temática central está subdividida em um breve histórico a respeito do método construtivista e suas contribuições para o meio educacional; uma educação voltada para as massas e os resultados da intervenção pedagógica resultante da atividade sobre a Migração em uma turma da EJA a partir da perspectiva freiriana, sendo esta norteadora da formação docente e base do planejamento de atividades a serem aplicadas ao referido grupo de alunos (as), estudantes adultos com inúmeras dificuldades, mas também com um vasto conhecimento que a escola da vida lhes proporcionou. Esse intercâmbio é a mola mestre para que o ensino aprendizagem destes educandos tenha êxito.

Biografía del autor/a

  • José Aparecido da Cruz, Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Rogério Lopes de Jesus

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RESENHAS