A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA X PERSPECTIVA FREIRIANA
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Construtivismo e Aprendizagem.Resumen
Este artigo traz uma reflexão de como trabalhar a educação de Jovens e Adultos, a partir da perspectiva construtivista, tendo como base os escritos de Paulo Freire e outros autores que muito tem contribuído com essa prática através de seus relatos e pesquisas sobre o tema, por meio de uma atividade que versou sobre a migração, nas aulas da Disciplina de Educação de Jovens e Adultos – EJA que representou nossa primeira experiência com a temática. O objetivo do trabalho é trazer a tona a metodologia construtivista e sua aplicabilidade na EJA. A temática central está subdividida em um breve histórico a respeito do método construtivista e suas contribuições para o meio educacional; uma educação voltada para as massas e os resultados da intervenção pedagógica resultante da atividade sobre a Migração em uma turma da EJA a partir da perspectiva freiriana, sendo esta norteadora da formação docente e base do planejamento de atividades a serem aplicadas ao referido grupo de alunos (as), estudantes adultos com inúmeras dificuldades, mas também com um vasto conhecimento que a escola da vida lhes proporcionou. Esse intercâmbio é a mola mestre para que o ensino aprendizagem destes educandos tenha êxito.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).