PLANEJAMENTO: POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS EM SALA DE AULA - UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação de professores, Planejamento, Mídias em sala de aula.Resumo
Integrar as mídias às práticas pedagógicas tem sido um constante desafio aos educadores. Professores da grande área Ciências Humanas, de certo modo, têm a sua volta um cabedal de recursos em mídias visuais, digitais, impressos. Por outro lado, esse vasto acervo não é sinônimo de facilidade para inserir as mídias à prática pedagógica de professores, no cotidiano docente isso se aproxima mais da dificuldade em selecionar essas mídias ao ponto de se integrarem ao currículo, ao objetivo de aprendizagem e ao conteúdo abordado em sala de aula. Para tanto, um dos desafios de professores nessa tarefa de selecionar e analisar esses recursos midiáticos como uma ferramenta que se integre ao processo de ensino-aprendizagem é a formação docente. Assim, o presente artigo é resultado da pesquisa realizada com professores de educação básica de escolas da rede pública estadual do município de Porto Velho no ano de 2010 na temática formação docente e novas tecnologias. O estudo investigou como os professores servem-se ou podem servir-se das mídias em sala de aula com o objetivo de conhecer como as mídias podem ser usadas em um contexto pedagógico. Para tal, o percurso metodológico da pesquisa baseou-se na observação de campo da experiência de formação continuada de professores atuantes nas telessalas das unidades escolares do ensino fundamental e médio do município de Porto Velho no espaço amostral entre 14 a 30 de setembro de 2010; além da observação de campo foi feita análise documental do Plano de Formação como diretriz para a formação docente, dos planejamentos elaborados pelos professores e entrevistas realizadas nas sessões de estudo dessa formação. Para fundamentar este trabalho, Barreto (2005), Belloni (2001) e Perrenoud (2000) são as referências para o tema acerca da incorporação das mídias nos currículos e planejamentos escolares. Nessa perspectiva, a pesquisa apontou como resultados a relevância dos planos de aula dos professores como um dispositivo que comporta possibilidades de integração das mídias em sala de aula, assim como a potencialização das práticas docentes que utilizam as mídias como uma ferramenta pedagógica como meio e não como fim. Indicou também que o planejamento deve ser um instrumentalizador de possibilidades de utilização das mídias em sala de aula e por isso necessita ser mais exercitado dentro das práticas pedagógicas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).