30 ANOS DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: 1982-2012. BREVE ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DE CRIAÇÃO DA UNIR
Palavras-chave:
UNIR, Criação e Representações Sociais.Resumo
Primamos nesta pesquisa por conhecer as Representações Sociais geradas em torno do período de criação da Universidade Federal de Rondônia. Com intuito de conhecer essas representações o estudo pode iniciar-se através da análise de fontes escritas e posteriormente orais, de forma que nos levassem a se aproximar das memórias individuais e coletivas. Como embasamentos teóricos foram adotados as obras História e Memória de Le Goff (1990) e Memória Coletiva de Halbwachs (1994), através dessas bibliografias foram pensadas as temáticas: História, memória coletiva e individual e documento histórico, tentado sempre fazer um elo entre os fatos contidos nos documentos analisados na pesquisa. Posteriormente Pierre Bourdie e Roger Chartier foram os alicerces para a compreensão do conceito de Representação Social, para então desmistificar que representações a criação da Unir gerou para a sociedade e o que estas significam para a história da Universidade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).