Chamada para Dossiê: Mulheres em perspectivas: revisitando as páginas da colonização (2016/1)

18/08/2025

Dossiê "Mulheres em perspectivas: revisitando as páginas da colonização"

 

Organização:

Larissa Gotti Pissinatti (UNIR)

Sonia Maria Gomes Sampaio(UNIR)

Mara Genecy Centeno Nogueira(UNIR)

Eulisson Nogueira de Sousa (UNEMAT)

 

Ao longo da história as mulheres foram invisibilizadas não só no continente sul-americano, mas no continente europeu e no restante do mundo. As discussões sobre que lugares as mulheres ocupam ainda é muito recente, logo é necessário empreender reflexões que a tragam para o centro, a fim de que não fiquem restritas ao esquecimento periférico. Diante disso, nosso objetivo com este Dossiê é revisitar, via literatura, outros saberes e outras artes, como as mulheres se apresentam e/ou são apresentadas nos contextos colonizadores.

Nos últimos vinte anos as mulheres têm tido presença mais efetiva na escrita literária e ganharam espaço no campo epistêmico enquanto pensadoras e cientistas, grassando caminhos de empoderamento, subvertendo e resistindo às práticas patriarcais. Nessa perspectiva, os estudos culturais contribuem para a apresentação do protagonismo feminino e seu desenvolvimento em outras vertentes, a exemplo das artes alternativas, como as batalhas do Slam, competições de poesias faladas em que os participantes recitam poemas de autoria própria sem acompanhamento musical, espaços dominados majoritariamente por homens. Diante desse contexto, as reflexões sobre as mulheres e as relações de poder nas relações de gênero se fazem urgentes e necessárias para a construção do “bien vivir”, superando, conforme Albert Memmi, a ambiguidade da auto afirmação.

Destarte, convidamos pesquisadores, doutores, mestres e a comunidade acadêmica a submeter propostas que versem sobre a temática supracitada. As submissões deverão ser feitas pelo portal da revista Re-Unir, considerando as diretrizes para autores, até a data de 30/01/2026.

 

DATAS IMPORTANTES:

Submissões: até 30/01/2026.

Previsão de publicação: junho de 2026.