Antroponímia e Ciência Política: uma possível relação entre os nomes de urna e o voto

Autores

  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Shirlene Aparecida da Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.6.n.2.p.9-25

Palavras-chave:

Antroponímia, Nomes de urna, Voto.

Resumo

Este trabalho visa analisar de forma teórica a relação do nome de urna e o voto, tomando como base o Repositório de dados eleitorais para a coleta dos dados e sendo selecionados os estados de São Paulo; Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas eleições 2014 e 2018. Como pressupostos teóricos foram adotados Amaral( 2011); Amaral; Machado (2015); Boas (2014) e Silveira (1996) para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. Neste sentido, a análise dos dados revelou que pode existir uma relação entre os nomes de urna e o voto, mas que precisam ser realizados mais estudos teóricos e de campo, além de procurar diferentes abordagens metodológicas e teóricas como a Psicologia Política, Ciência Política e Antroponímia, para que se comprove de forma científica tais relações. 

 

Biografia do Autor

  • Andreza Marcião dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas.
  • Shirlene Aparecida da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

Downloads

Publicado

11/02/2020

Edição

Seção

Artigos