A cena genérica e a produção do espaço associado de um autor enquanto embreantes paratópicos: as cartas privadas de Sigmund Freud

Autores

  • Manuel Veronez Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL).

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.199-218

Palavras-chave:

Cartas privadas de autores consagrados, cena genérica, espaço associado, embreagem paratópica, discurso científico.

Resumo

A partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha 

A partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso, sobretudo o Discurso Literário (2012), engendrado por Dominique Maingueneau, foi possível sustentar na tese de doutorado duas hipóteses: i) as cartas privadas de autores consagrados do campo literário funcionam como um gênero do discurso e não como um hipergênero; e ii) tais cartas privadas, enquanto uma cena genérica e uma produção do espaço associado desses autores, também funcionam como um embreante paratópico. Assim, com o intuito de desdobrar a pesquisa de doutorado, foi proposto, enquanto projeto de Pós-doutorado, apresentar e consolidar as cartas privadas de autores dos discursos constituintes (enquanto uma cena genérica e uma produção do espaço associado) como um quarto embreante paratópico possível, incluindo-as ao grupo dos embreantes paratópicos proposto por Dominique Maingueneau: o ethos, a cenografia e o posicionamento na interlíngua. Neste artigo, será realizado uma das análises propostas no projeto pós-doutoral, a análise das cartas privadas de Freud, um autor consagrado do campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL).

Doutor em Estudos Linguísticos (bolsa CAPES) pela Universidade Federal de Uberlândia, com período sanduíche (Bolsa CAPES/PDSE) na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), França, sob a co-orientação do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Atualmente, é pós-doutorando (bolsista CAPES/PNPD) em Linguística na Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

05/11/2020