A formação do público português: o papel do intelectual romântico Alexandre Herculano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.96-115

Palavras-chave:

Público português, intelectual romântico, Alexandre Herculano..

Resumo

A sociologia da literatura nos ensina que a primeira metade do século XIX marca a consolidação da categoria dos intelectuais e da profissionalização do escritor, o qual, desaparecida a figura do mecenas, fica na condição de seus escritos serem consumidos pelo público burguês, que, através do desenvolvimento da imprensa, começa a se interessar por literatura. Nas cortes aristocráticas do Ancien Régime, os intelectuais, os homens de letras, são servos prescindíveis, mantidos muito mais para o prestígio dos senhores do que pelo valor de sua produção. Assim, neste artigo, mediante um enfoque analítico-interpretativo, com base em pesquisa bibliográfica, objetivamos abordar a formação do público português e o papel do intelectual romântico Alexandre Herculano. 

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Biografia do Autor

Hugo Lenes Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutorado em Teoria e História Literária (UNICAMP);

Pós-Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa (USP).

Mestrado em Teoria Literária (UNICAMP);

Aperfeiçoamento pelo Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias (CAVILAM) de Vichy – França;

Professor Titular do Instituto Federal do Piauí (IFPI);

Ex-Assessor de Relações Internacionais do IFPI;

Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas (NEAFRO) do IFPI;

Professor Convidado do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI);

Pesquisador colaborador da Universidade de Lisboa (ULISBOA) - Portugal;

Membro correspondente do Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN/CNPq).

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Publicado

05/11/2020