Belle Époque tropical em Recordações do escrivão Isaías Caminha: contradições sociais que aparecem como forma

Autores

  • Bárbara Del Rio Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/POSLIT http://orcid.org/0000-0001-5415-6981
  • Aleizy Aparecida Barati Domingos UFLA - Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.47-62

Palavras-chave:

Belle Époque, Contradição formal, Lima Barreto.

Resumo

A premissa dessa pesquisa é que a obra Recordações do escrivão Isaías Caminha se vale da subjetividade memorialística dos personagens para expor, em tom satírico, como o progresso brasileiro não é sinônimo de desenvolvimento. Deste modo, a contradição social acaba por ser representada com recursos estéticos também contraditórios, como, por exemplo, a linguagem beletrista contrastada com o objeto popular; a sátira a congregar os estilos baixos e sublime e, por fim, a memória objetiva dos personagens que se coloca para além das recordações íntimas. A narrativa consegue representar a entrada do país no mundo republicano, manifestando a euforia do progresso, que contrasta com a permanência de um projeto elitista, moralista e conservador. A Belle Époque tropical é um momento de importantes transformações no âmbito urbano-social, econômico e estético, caracterizado pela ânsia de renovação. Entretanto, o que se pode notar é que o agente dessa ação permanece retrógrado, fato que compromete a emancipação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Del Rio Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/POSLIT

Titulação da autora: Bárbara Del Rio Araújo é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIT-UFMG). Mestre e Graduada pela mesma universidade, suas pesquisas e interesses se concentram, sobretudo na área de Literatura Brasileira, especificamente sobre temas como construção estética, forma literária, literatura e sociedade, entre outros.

 

Atuação profissional: É professora efetiva de Literatura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Nessa instituição, orientou trabalhos de iniciação científica júnior, como o PIBIC-JR, fomentado pela FAPEMIG.

Aleizy Aparecida Barati Domingos, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Graduação em Letras pela UFLA

Downloads

Publicado

05/11/2020