Saber Docente e Tecnologias: Caminhos para a Maturidade Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.11-28

Palavras-chave:

letramentos, formação docente, educação

Resumo

A educação mediada pelas novas tecnologias ainda gera muitos questionamentos na sociedade contemporânea. Diante desse cenário, algumas dúvidas ainda permeiam os saberes dos professores, com relação ao uso de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, neste estudo, objetiva-se, primeiramente, abrir um espaço de discussão sobre a apropriação dos letramentos ao saber fazer docente. E, em seguida, verificar como três docentes se apropriaram de tecnologias digitais em suas aulas. A abordagem teórica segue concepções relativas aos estudos dos letramentos. O viés metodológico contemplou a entrevista semiestruturada. Assim, por meio da análise de conteúdo, procurou-se compreender, nas entrelinhas, a concepção do uso das tecnologias. A partir dessas análises, percebeu-se que os professores utilizam as ferramentas tecnológicas no seu cotidiano, todavia, muitas vezes, não têm consciência de que suas práticas de ensino já contemplam esse universo digital.  É possível dizer ainda que a apreensão das novas tecnologias ultrapassa a infraestrutura das escolas, perpassando pela formação docente; a capacitação da equipe pedagógica das instituições educacionais.

Palavras-chave:  letramentos; formação docente; educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alzira Leite, Unicamp (Colaboradora em pesquisa)

Possui GRADUAÇÃO em LETRAS pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001). Atualmente, cursa uma 2a LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. ESPECIALISTA em PSICOPEDAGOGIA - ênfase em ensino especial e inclusão e MESTRADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), DOUTORADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com período PDSE na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. PÓS-DOUTORADO em LINGUÍSTICA APLICADA pela Unicamp (2016). Possui experiência nos ensinos fundamental 1 e 2; Médio; EJA; Graduação, Mestrado e Doutorado. Já atuou como Membro de Comitê de Ética e Pesquisa e coordenação de graduação. E, ainda, experiência como coordenadora institucional do PIBID e da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. As suas pesquisas abrem diálogo com formação docente, ensino, representação social, letramentos e discurso. Atua, também, como corretora da prova escrita CELPEBRAS

Carla Leite Moreira, CEFET MG

Doutoranda e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG. Bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Possui experiência na área de ensino, com destaque, em pesquisas que abordem, letramentos, letramento digital e multiletramentos. No mercado de trabalho, atuo, como, consultora de tecnologia da informação, com ênfase em estruturação de redes, apoio aos administradores e técnicos de informática, suporte avançado a usuários, e também configuração de aplicações para o ambiente corporativo.

Downloads

Publicado

17/09/2020