Descolonizando olhares: uma experiência no Grupo de Inovação Social – GIS

Autores

  • Claudimar Paes de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Andressa Viana da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.253-267

Palavras-chave:

Descolonizar, Roda de conversa, Experiência, Racismo.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a experiência vivenciada no Grupo de Inovação Social (GIS), sob a luz de teorias pós-coloniais. Trata-se de rodas de conversa propostas com o intuito de discutir a temática do racismo, norteadas por estudos de autores como Frantz Fanon, Walter Mignolo, entre outros. O texto tem como objetivo refletir que é possível, por meio da apropriação do conhecimento, descolonizar, formar e construir ideias novas sobre concepções acerca do racismo. Leva-se em consideração que o homem vive em sociedade, sendo capaz de modificar os seus hábitos e criar significados, bem como ideias em grupo. Tomamos como foco da discussão o exemplo vivido pela experiência “Roda de Conversa” em vista do objetivo proposto. A metodologia utilizada foi pautada numa pesquisa bibliográfica e descritiva, haja vista a observação, análise e interpretação da ação realizada. Evidenciou-se que a ação contribuiu de forma significativa nas reflexões acerca da descolonização dos olhares dos alunos por meio do conhecimento proporcionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudimar Paes de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD.

Andressa Viana da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestra em Letras, pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Letras português e suas respectivas literaturas. Atua como professora no Instituto Federal de Rondônia, lecionando na pós-graduação em "Gestão de Educação a Distância"; nas disciplinas de graduação ofertada pelo campus, bem como no ensino técnico subsequente e concomitante ao ensino médio. Presidente do "Projeto de Intervenção Social", um projeto social que visa beneficiar zonas carentes no estado de Rondônia. Além de colaboradora no "Grupo de Inovação Social", uma instituição que contribui para o desenvolvimento e formação do bairro Ulisses Guimarães em Porto Velho. Foi pesquisadora capes no programa de iniciação a docência na Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

05/11/2020