Meme da internet: uma leitura a partir do conhecimento organizado de mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.125-142

Palavras-chave:

Meme da internet, Teoria do esquema, Letramento

Resumo

A compreensão de um meme da internet está relacionada àquilo que o indivíduo consegue reunir de significados. Desse modo, estudá-lo permite entender a configuração das práticas sociais de leitura relacionadas a sua circulação. Nesta pesquisa, adotam-se dois procedimentos metodológicos: primeiro, um levantamento bibliográfico, trazendo uma visão concisa do gênero, sua estrutura, inserção sociocultural e práticas de letramento a ele atreladas e; segundo, um estudo de caso, por realizar a análise de uma peça postada em um grupo privado de Facebook composto por alunos, ex-alunos, professores e funcionários de uma escola da rede pública estadual do município de Belo Horizonte. Para apresentar a história de constituição do meme, este estudo recorre a Dawkins (1978); Recuero (2006); Barreto (2015); Escalante (2016); Chagas (2016). Já no intuito de situá-lo enquanto evento de letramento, este artigo apresenta as considerações de Coscarelli (2006); Anderson (2013); Euzébio e Cerutti-Rizzatti (2013); Leu et al (2013) e Rowsell et al (2013). Enfim, percebe-se que longe de ser apenas a combinação de imagem e frases humoradas, o meme da internet porta teor crítico e político, demandando dos sujeitos uma visão além dos códigos.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrada em Educação e Formação Humana na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), possui especialização em Educação, Mídias e Tecnologias pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Atualmente leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor Nível IV, Grau A, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, também, como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital SEPLAG / UEMG nº 08/2014, vaga nº 165 (UM1074): Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (40 horas, sem dedicação exclusiva). Belo Horizonte - Unidade: Faculdade de Educação. 

Lana Mara Castro Siman, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Didática da História pela Université Laval/Canadá (1997). Professora aposenta da Faculdade de Educação da UFMG; Professora efetiva e em exercício da Faculdade de Educação da Universidade Estado de Minas Gerais UEMG , sendo corpo permanente Programa de Pós- Graduação em Educação( stricto- sensu) dessa mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa Polis & Mnémosine: Educação,cultura e memória da UEMG, pesquisadora do LABEPEH UFMG; pesquisadora do grupo Cronos e da Participou da rede de correspondentes internacionais da Revista Le cartable de Clio ( Suiça) , do conselho científico da Revista IBER ( Barcelona), foi membro do comité editorial e editora chefe da Revista Educação em Foco de Minas Membro da Câmara de Assessoramento Ciências Humanas e Educação , da FAPEMIG. No mestrado em Educação da UEMG participa da linha de pesquisa Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Tem longa experiência em formação de professores, com ênfase em Ensino e aprendizagem de História, saberes e práticas docente, atuando e investigando nos temas: Educação, História e Memória; Educação Patrimonial; Educação Museal, História local e políticas curriculares; educação das sensibilidades. Desenvolve projeto de pesquisa em parceria nacional com o Museu do Ouro /IBRAM e internacional com Université Laval Québec/Canadá junto à CLÉ Sciences et Développement durable.

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Publicado

17/09/2020