As mídias sociais e as novas formas de construção e disseminação do preconceito linguístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.1.p.49-71

Palavras-chave:

Preconceito linguístico, Mídias sociais, Marcela Tavares, Ensino da língua materna.

Resumo

As mídias sociais têm servido para disseminar variados pontos de vista. Entre elas está o YouTube, cuja circulação de conteúdo chama atenção o canal “Não seja burro” de autoria de Marcela Tavares. A discussão em tela busca compreender em que medida Marcela Tavares, em seu canal do YouTube, especialmente a edição nove, veiculada no ano de 2017, contribui para a circulação do preconceito linguístico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, cujo embasamento teórico ancora-se na perspectiva da educação linguística, tais como em Bagno (2015), Bortoni-Ricardo(2004), Antunes (2003), Possenti (1996), bem como em Jenkins (2015) e Castells (2003) em se tratando da influência da mídia nas práticas sociais contemporâneas.  A partir da análise é possível perceber que a youtuber leva os internautas a crer em uma visão de língua homogênea, pois a intolerância contida no discurso da personagem, criada por Marcela Tavares, possibilita observar dois movimentos: uma abordagem temática dos conteúdos apresentados, na tentativa de contribuir com a formação normativista do espectador, ao mesmo tempo em que  ocorre a tentativa de alcançar um discurso purista sobre a língua. Portanto, o preconceito incorpora-se nos discursos que circulam nessas mídias, contribuindo para a manutenção de estigmas sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Vescovi, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Graduada em pedagogia, pela  Faculdade de Pato Branco - FADEP. Graduada em letras português e Literaturas de Língua portuguesa pela Unicentro. Atualmente cursa especialização em literatura infantil, gestão escolar, pela UNINA, bem como em alfabetização e letramento, pela ESAP. É professora em ensino fundamental anos inicias na rede pública de ensino.

Roziane Keila Grando, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora substituta do Curso de Letras Português e Literatura Portuguesa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

17/09/2020