Leituras Críticas e Mediações Didáticas em “Diário de um Banana: Dias de Cão”, de Jeff Kinney
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.1.p.188-208Palavras-chave:
Literatura, Leitores, Leitura e mediação, Diário de um Banana.Resumo
Este artigo tem como objeto a obra “Diário de um Banana”, cujo foco será em seu volume 4, “Dias de Cão”, do autor norte-americano Jeff Kinney. A intenção é compreender como o livro tornou-se um dos mais lidos entre o público infantojuvenil e, além disso, problematizar a sua leitura na escola. Apresentar-se-á, os elementos composicionais que incitam as crianças e os jovens à leitura da obra. Têm-se como fundamentação teórica autores que estudam a construção do gosto da leitura pelo público infantojuvenil: Lajolo e Zilberman (1985), Azevedo (2004), Britto (2003), Goés (1984), Bakhtin (2002) Mundt (2011) e Vilella (2014). Sendo assim, conclui-se que o cotidiano do personagem principal possibilita uma identificação com o público ao qual se destina, preponderando a verossimilhança durante a narrativa. Apreende-se, ainda, que os professores podem utilizá-lo em sala de aula como ampliação do conhecimento literário e demais literaturas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Caminhos para formação do leitor. In: Formação de Leitores e Razões para Literatura. 1. ed. São Paulo: DCL, 2004. p. 38-43. Disponível em: http://www. ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Annablume, 2002.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
CARDOSO, Celina. Autor de "Diário de um Banana" conta curiosidades e responde fãs. Entrevistado: Jeff Kinney. Uol, São Paulo, 2013. Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2013/05/28/autor-de-diario-de-um-banana-conta-curiosidades-e-responde-fas.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
COHEN, Marina. Jeff Kinney: ‘Greg é uma versão exagerada do meu pior lado’. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/megazine/jeff-kinney-greg-uma-versao-exagerada-do-me u-pior-lado-8493156. Acesso em: 30 abr. 2020.
FANTINATI, Carlos Erivany. ANTUNES, Benedito. MARTHA, Alice Áurea Penteado. Rir é o melhor remédio. In: PEREIRA, Rony Farto. BENITES, Sonia Aparecida Lopes. A roda de leitura: língua e literatura no jornal Proleitura. Assis: ANEP, 2004. p. 177-185.
HORN, Maurice. The world encyclopedia of Comics. New York: Chelsea House, 1976.
MUNDT, Renata de Souza Dias. A adaptação na tradução de literatura infanto-juvenil: necessidade ou manipulação? In: FILHO, José Nicolau Gregorin. PINA, Patrícia Kátia da Costa. MICHELLI, Regina da Silva. (Orgs.). A Literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. p. 283-298. Disponível em: http:// www.dialogarts.uerj.br/arquivos/a_literatura_infantil_ e_juvenil_hoje.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira, 1984.
KINNEY, Jeff. Diário de um banana: dias de cão. São Paulo: Vergara e Ribas, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira história e histórias. São Paulo: Ática, 1985.
VILLELA, Lucinéia Marcelino. A tradução de diários para o público infanto-juvenil: as adaptações culturais do livro diário de um banana (volume 1). Traduzires, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 62-73, set. 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/traduzires/article/ view/20804/19169. Acesso em: 30 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.