Leituras Críticas e Mediações Didáticas em “Diário de um Banana: Dias de Cão”, de Jeff Kinney

Autores

  • Lidiane Cossetin Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. http://orcid.org/0000-0003-0678-1533
  • Marcia Cossetin Universidade Federal de Rondonópolis - UFR
  • Taysa de Mattos Dutra Maiberg Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.9.n.1.p.188-208

Palavras-chave:

Literatura, Leitores, Leitura e mediação, Diário de um Banana.

Resumo

Este artigo tem como objeto a obra “Diário de um Banana”, cujo foco será em seu volume 4, “Dias de Cão”, do autor norte-americano Jeff Kinney. A intenção é compreender como o livro tornou-se um dos mais lidos entre o público infantojuvenil e, além disso, problematizar a sua leitura na escola. Apresentar-se-á, os elementos composicionais que incitam as crianças e os jovens à leitura da obra. Têm-se como fundamentação teórica autores que estudam a construção do gosto da leitura pelo público infantojuvenil: Lajolo e Zilberman (1985), Azevedo (2004), Britto (2003), Goés (1984), Bakhtin (2002) Mundt (2011) e Vilella (2014). Sendo assim, conclui-se que o cotidiano do personagem principal possibilita uma identificação com o público ao qual se destina, preponderando a verossimilhança durante a narrativa. Apreende-se, ainda, que os professores podem utilizá-lo em sala de aula como ampliação do conhecimento literário e demais literaturas.

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Biografia do Autor

Lidiane Cossetin Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/2019 e Bolsista CNPQ. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER/2020). Pós-graduanda em Mídias Digitais para Educação (UFMT/2020). Graduanda em Artes Visuais (UNINTER/2019). Graduada em Letras-Português/Espanhol (UNIOESTE/2018).

Marcia Cossetin, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017), Mestre em Educação (2012), Especialista em História da Educação Brasileira (2008) e Graduada em Pedagogia (2005), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - no Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondonópolis - MT.Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional - GREPPE/UFR/MT, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social - GEPPES/Unioeste/PR e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Políticas Educacionais e Infância - GEPPEIN/UEM/PR. Desenvolve pesquisas na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Educacionais para a Educação Básica, Privatização da Educação e Políticas Públicas para Privados de Liberdade.

Taysa de Mattos Dutra Maiberg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora na rede Municipal de Ensino da região de Cascavel/PR. Graduanda do curso de Letras com habilitação em Português, Espanhol e respectivas literaturas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores (GPEFOR) - UNIOESTE desde 01/05/2017.

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Publicado

11/02/2022