O ethos no cenário político:
uma análise do pronunciamento de defesa de Dilma Rousseff durante o processo de impeachment
Resumo
Resumo: A pesquisa apresenta uma análise discursiva do pronunciamento realizado pela presidenta Dilma Rousseff, durante o julgamento do processo de impeachment no Senado Federal, em 29 de agosto de 2016. Mais especificamente, nos debruçaremos sobre o pronunciamento de abertura da presidenta, que falou por aproximadamente quarenta minutos antes de responder às perguntas dos senadores. Por meio da análise, o trabalho tem como objetivo verificar quais são os ethé, valores e estratégias retóricas mobilizados na ocasião, avançando nos estudos sobre o processo de constituição da identidade discursiva do sujeito politico. O embasamento teórico-metodológico do trabalho se funda na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial, na Teoria Semiolinguística. Serão utilizados, para o debate proposto, estudos de Amossy (2005) e Maingueneau (2005, 2011) sobre o ethos, além das reflexões promovidas por Charaudeau (2006) a respeito dos diferentes ethé projetados no campo político. Através da análise do pronunciamento de Dilma Rousseff, observamos a recorrência de imagens de resistência, coragem, luta e honestidade, além do ethos de vítima. Há, ainda, a atribuição de ethé negativos aos adversários políticos, por meio de índices do discurso polêmico e do emprego de nomeações e adjetivações axiológicas negativas.
Palavras-chave: Ethos, Análise do Discurso; discurso político.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.