A personagem raposa das fábulas de Esopo e Jean de La Fontaine
uma análise sob a perspectiva de ethos discursivo
Resumo
Resumo: Este artigo desenvolve uma análise discursiva acerca do ethos discursivo da personagem raposa, das fábulas de Esopo e Jean de La Fontaine, sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Além disso, tem o objetivo compor um estudo com base em elementos da Análise do Discurso, como: ethos discursivo, a estereotipagem e a construção de uma imagem de si. Dessa forma, objetivamos caracterizar a constituição do ethos discursivo das raposas das fábulas de Esopo e Jean de La Fontaine; analisar a relação que há entre o ethos discursivo da raposa e a uma certa imagem relativa ao homem do século XXI; esclarecer se os estereótipos refletem o contexto social de produção discursiva. Com este estudo, percebemos que estas raposas manifestam-se sob formas diferentes. Compreendemos também que o gênero fábula é um ótimo instrumento para abordar temas sociais e filosóficos em sala de aula. Os autores que fundamentaram este trabalho foram Ruth Amossy e Dominique Maingueneau.
Palavras-chave: Personagem raposa; ethos discursivo; Análise do Discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.