Argumentação polêmica:
política, mídia e religião na campanha presidencial de 2018 no Brasil.
Resumo
Resumo: Neste artigo, objetiva-se, inicialmente, apresentar uma discussão em torno de dois conceitos, cuja intersecção permite refletir sobre a caracterização da prática discursiva sob análise: o conceito de polêmica e o conceito de argumentação, com base nos postulados de Dominique Maingueneau (1997, 2006, 2008, 2010, 2016) e de Ruth Amossy (2017, 2018). A seguir, passa-se à análise de como polêmica e argumentação se articulam ao funcionamento discursivo das formações discursivas e às suas identidades. Por fim, propõe-se aprofundar o entendimento da relação entre a argumentação polêmica e o espetáculo, segundo postula Guy Debord (1997). A análise se dá a partir da materialidade de dois vídeos da coligação partidária “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” – composta pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) –, que lançou Jair Messias Bolsonaro candidato à Presidência da República Federativa do Brasil, em 2018.
Palavras-chave: Polêmica; argumentação; cena de enunciação; espetáculo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.