A arquitetônica na obra Diário Íntimo, de Lima Barreto:
manifestações de língua e linguagem
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.12.n.1.p.195-209Resumo
Diversas são as perspectivas, no campo da linguagem, que versam sobre vida e obra do pré-modernista Lima Barreto. Nelas, algo parece ser consenso: para o escritor, o papel foi um espelho – não só refletia a si e os seus personagens, mas também refratava a realidade. A pesquisa empreendida neste trabalho, de cunho qualitativo, e pautado nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin e nos princípios teórico-metodológicos que a ele se coaduna, pretendeu demonstrar, a partir da obra Diário Íntimo (1953), que Lima Barreto não utilizou a ficção ou o discurso autobiográfico apenas para se confessar, ou fazer notas íntimas, pois essas foram leituras promovidas para relegar o autor unicamente a este papel no cenário literário. Articula-se neste trabalho, entre outras questões, a noção de arquitetônica, entendida como uma “construção” ou aura axiológica que compõe o objeto estético; e que foi possível dissertá-la com base na concepção de autor-criador e autor-personagem enquanto ato ético, estético e responsivo. Compreendo, por fim, que o discurso ficcional e/ou autobiográfico empreendido na obra analisada, criador e personagem tornam-se concorrentes, assim, Lima Barreto não só vislumbrava em si seus personagens, mas o oposto, no discurso literário, também ocorria.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. O heterodiscurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015 [1934-1935].
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra: São Paulo: Editora 34, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Autor e personagem na atividade na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006a [1979].
BAKHTIN, Mikhail. Arte e responsabilidade. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011b [1919].
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Bernardini et al. São Paulo: HUCITEC, 2010 [1923-1924].
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 3. ed. Tradução de Valdemir Miotelo e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017 [1920-1924].
BARRETO, Lima. “Maio”. Gazeta da Tarde, Rio, 4/5/1911. In: Feiras e Mafuás. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961, p. 258. (Coleção Obras de Lima Barreto, vol. X).
BARRETO, Lima. Numa e a Ninfa: romance. Prefácio de João Ribeiro. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1693.
BARRETO, Lima. Diário Íntimo. Organização de Francisco de Assis Barbosa. Prefácio de Gilberto Freyre. São Paulo: Mérito, 1953.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo, Scipione, 1994.
BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 2003.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
BARRETO, Lima. Impressões de leitura. São Paulo: Brasiliense, 1956.
BARRETO, Lima. Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos. Organização e notas de Augusto Massi e Murilo Marcondes de Moura. Prefácio de Alfredo Bosi. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BLANCHOT, Maurice. O diário íntimo e a narrativa. In: (organizador). O livro do por vir. Tradução de Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.
FARACO, A. F. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth. (Org). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2008.
FARACO, Carlos Alberto. Linguaguem & Dialógo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FREYRE, Gilberto. Prefácio. In: BARBOSA, Lima. Diário Íntimo. Organização de Francisco de Assis. São Paulo: Mérito, 1953.
LEJEUNE, P. Écrire sa vie: du pacte au patrimoine autobiographique. Paris: Mauconduit, 2015.
MELO, José. Vozes sociais em construção: dialogismo, bivocalidade polêmica e autoria no diálogo entre Diário do Hospício, O cemitério dos vivos, de Lima Barreto, outros enunciados e outras vozes sociais. 2017. 454 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2017.
PONZIO, Augusto. A revolução Bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. São Paulo: Contexto, 2008.
RIBEIRO, João. Prefácio. In: BARBOSA, Lima. Numa e a ninfa: romance. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.
SCHWARCZ, Lilia. Triste Visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SCHWARCZ, Lília. Lima Barreto e a escrita de si. Estudos Avançados, v. 33, n. 96, p. 137-153, mai/ago. 2019. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0009. Acesso em 04 jun. 2023.
SILVA, Jorge. O devir negro na literatura brasileira: notas sobre a oralidade em Lima Barreto. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v.10, n. 2, p. 135-159, jul/dez. 2018. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4562/3761. Acesso em: 02 jun. 2023.
SOBRAL, Adail. O ato “Responsável”, ou Ato Ético, em Bakhtin, e a centralidade do Agente. Signum. Londrina, n. 11/1, jul. 2008, p.229-235. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3092/2625. Acesso em: 10 mar. 2023.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova América. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.