A construção da personagem negra Fio Jasmim no romance Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo

Autores

  • Lisiane Oliveira e Lima Luiz Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Vera Lúcia da Rocha Maquêa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.246-263

Resumo

A imagem do homem negro na sociedade brasileira foi construída carregada de estereótipos. Ora é visto como “garanhão”, potente sexualmente; ora é tratado como violento, agressivo, alcoólatra, mau pai; ora infantilizado, imaturo, incapaz intelectualmente, necessitando da tutela do homem branco. Mas quem é na verdade o homem negro brasileiro contemporâneo? Que posição ocupa na hierarquia social? Sem a pretensão de responder a todas essas perguntas, o presente artigo tem o objetivo de trazer contribuições, discussões e questionamentos sobre a construção do conceito de masculinidade negra a partir da análise da personagem Fio Jasmim, do romance Canção para ninar menino grande, da escritora negra brasileira Conceição Evaristo. Para embasar as análises realizar-se-á uma breve abordagem com enfoque na dominação masculina realizada por Bourdieu (2012), Davis (2016); e os aspectos do feminismo, teorizados por Badinter (1993) e alguns aspectos da Literatura contemporânea apresentados por Dalcatagnè (2012). Espera-se trazer contribuições para os estudos literários, a crítica feminista e a compreensão das masculinidades negras.

Biografia do Autor

  • Lisiane Oliveira e Lima Luiz, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2018). Possui graduação em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Literaturas de Língua Portuguesa(LILIPO) na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9163674532560052, sob a liderança do Professor Doutor Pedro Manoel Monteiro e também. Vice-líder do Grupo de Estudos Teóricos e Literários (GESTELIT) na Universidade Federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, sob a liderança do Professor Doutor Edinaldo Flauzino de Matos. Atualmente é Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim. Tem experiência na área de Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Infantojuvenil, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado. Bolsista Edital FAPEMAT- N 004/2023- Doutorado com Produto Tecnológico, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia da Rocha Maquêa.

  • Vera Lúcia da Rocha Maquêa, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui Graduação/Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (1996); Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa (2006). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 (2010-2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas, Literatura, Memória e Política. Coordena o Projeto de pesquisa "Literaturas africanas de língua portuguesa e de língua francesa: questões de literatura e política". É integrante do Centro de Pesquisas em Literatura - CEPLIT- UNEMAT, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT - PPGEL (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Mestrado profissional em Letras - PROFLetras da UNEMAT. Na gestão, ocupou a função de Pró-Reitora de Ensino e Extensão; Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Gestão 2012-2014) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unemat (Gestão 2015-2018). Realizou estágio de Pós-doutorado na Université Lumière Lyon 2, França (2021-2022). Ocupa a função de Reitora da UNEMAT (Gestão 2023-2026).

Downloads

Publicado

29/12/2024