Lírica e resistências em Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.264-278Resumo
Na poesia de Conceição Evaristo, a identidade da mulher negra é um tema recorrente. Seu lirismo instaura uma retórica de resistências, atentando-se ao desmantelamento dos estereótipos no imaginário brasileiro em torno dessa mulher. Desse modo, analisaremos dois poemas dessa autora publicados em antologias dos Cadernos Negros, quais sejam: “Vozes-Mulheres” e “A noite não adormece nos olhos das mulheres”. Especificamente, mostraremos como Evaristo reescreve a história afro-brasileira no que diz respeito ao percurso das mulheres negras. Como suporte teórico-metodológico, além de Alfredo Bosi (2000), serão importantes as contribuições de Grada Kilomba (2019), bell hooks (1995) e Lélia Gonzalez (1984, 2020).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR.