Literatura nacional e transformação social:

a influência de autoras afro-brasileiras.

Authors

  • Amanda Reis Gonçalves de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Josué Borges de araújo Godinho Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Ibirité.
  • Maria Eduarda do Nascimento Bravo do Valle Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Carangola.

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.11.n.2.p.188-206

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar estudos pautados na concepção de mulheres negras como representantes da literatura afro-feminina brasileira. Através de suas obras e visão letrada de seus períodos históricos e sociais correspondentes, foram possibilitadas para além de expor e romper a conjuntura estereotipada dos papéis femininos determinados por ideais patriarcais, isto é, puderam reconfigurar estes parâmetros sociais fazendo uso de sua escrita como elemento transformador de sua figura enquanto pertencentes ao gênero feminino e realidade socioeconômica, por meio de novas construções de identidade e ascensão de heranças ancestrais. A fim de investigar a escrita dessas representantes, esta análise empreendeu uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, com base nas obras Úrsula de Maria Firmina dos Reis e Olhos D’água de Conceição Evaristo. Como resultado, contata-se que a literatura afro-brasileira feminina é efetiva como fenômeno de transformação social, uma vez que estas autoras ao demonstrarem suas faces como escritoras e protagonistas própria narrativa, sendo negras e consideradas inaptas ao exercício da escrita, conseguiram reconstruir o tecido cultural e literário afrodescendente perdido e excluído ao longo dos anos.

Author Biographies

  • Amanda Reis Gonçalves de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

    Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Carangola - MG. Atuou como pesquisadora no Programa Interno de Iniciação Científica no projeto "Metodologia de pesquisa e ensino de literatura - o desenvolvimento da competência crítica" (ID MAP: 17296-21 / 2021-2022) e participou também como voluntário do projeto de extensão: "MÃOS A LIBRAS" registrado no Sistema SIGA/Extensão (ID-16678 / 2022 - 2022). Seguidamente, aprimorou seu desempenho como docente fazendo parte e desenvolvendo atividades como Bolsista de Monitoria na disciplina de "Leitura e Produção de Textos" no curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Carangola - MG (2023-2023). Desta forma, seus interesses de pesquisa permeiam as seguintes temáticas: Literatura Brasileira (principalmente no que tange a literatura comparada contemporânea de protagonismo afro-brasileiro feminino); Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa; o Ensino de Literatura; produção oral e escrita; leitura; linguagem-pensamento; processamento linguístico adulto; metodologias ativas; educação inclusiva e ensino-aprendizagem de línguas.

  • Josué Borges de araújo Godinho, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Ibirité.

    Doutor em Estudos Literários, com área de concentração em Teoria da Literatura e Literatura, pelo Comparada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente sou professor efetivo de Literatura (Portuguesa e Brasileira) na UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG, Unidade Carangla. Fui professor substituto de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura e Redação e Estudos Linguísticos no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, professor de Língua Portuguesa e Filosofia na rede estadual de Minas Gerais, Chefe de Seção de Ensino na Prefeitura Municipal de Presidente Olegário/MG, professor substituto de Literatura Brasileira no Centro Universitário de Patos de Minas/UNIPAM. Possuo graduação em Letras: Bacharel em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Goiás (2000-2003), Mestrado em Estudos Literários: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004-2007). Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, teoria da literatura, "Grande sertão: veredas", memória, filosofia, mímesis, riobaldo. Experiência em ensino médio com a disciplina de filosofia. Tenho ainda experiência com gestão de programas e projetos educacionais do Governo Federal (EJA, Brasil Alfabetizado e Projeto Presença), além de coordenação pedagógica de séries iniciais de ensino e ensino fundamental.

  • Maria Eduarda do Nascimento Bravo do Valle, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Carangola.

    Possui segundo-grau pelo Colégio Estadual José De Lannes Dantas Brandão (2018) e graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica Carangola (2023).

Published

29/12/2024