O humor como elemento de congruência na poesia nonsense

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DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.12.n.1.p.159-174

Resumo

Este artigo investiga a importância do humor na literatura infantil, focalizando sua presença na poesia como um recurso potente para enriquecer a experiência de leitura das crianças. Baseando-se nas teorias de Henri Bergson e Hans Robert Jauss, realizamos oficinas com crianças de 7 a 10 anos em Toledo-PR, onde textos poéticos humorísticos foram utilizados para estimular a interação e a criatividade. Os resultados revelam que o humor não apenas promove o riso, mas também atua como um eficaz mediador de aprendizagem, facilitando a construção de laços sociais e promovendo um ambiente acolhedor. Observamos que a introdução de brincadeiras linguísticas, como Limeriques e trava-línguas, aumentou o engajamento das crianças, desafiando-as a superar timidez e a participar ativamente das atividades. As evidências coletadas sugerem que o humor deve ser integrado de forma estratégica nas práticas pedagógicas para fomentar um desenvolvimento integral e uma apreciação duradoura pela literatura.

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Publicado

30/06/2025