RE-UNIR - Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR <p>A revista RE-UNIR tem periodicidade anual e publica números atemáticos, das áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, além de números especiais e dossiês, quando há interesse editorial. O periódico divulga textos acadêmicos apresentados na forma de artigos originais e inéditos, resultantes de pesquisa individual ou coletiva, resenhas críticas de interesse das áreas de Letras e Linguística (teórica e aplicada) e entrevistas com pesquisadores, professores e escritores. São aceitos preferencialmente trabalhos de pesquisadores que tenham vínculo com instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. <strong>ISSN 2594-4916</strong></p> <p>Na classificação 2017-2020, a revista alcançou o <strong>qualis B2</strong>.</p> pt-BR <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="color: #0a0a0a; background-image: initial; background-position: initial; background-size: initial; background-repeat: initial; background-attachment: initial; background-origin: initial; background-clip: initial;">Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para a revista RE-UNIR. </span></p> lucas.khalil@unir.br (Prof. Dr. Lucas Martins Gama Khalil) re-unir@unir.br (Coordenação Técnica Re-UNIR) Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7854 Lucas Martins Gama Khalil Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7854 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Apresentação https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7855 Lucimara Alves Costa , Beatriz Curti-Contessoto Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7855 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Os sujeitos periféricos no discurso literário: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7542 <p>Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de Doutorado na área de Estudos do Léxico no Discurso Literário e tem como objeto a obra poética e narrativa do autor contemporâneo Rodrigo Ciríaco. O enfoque deste trabalho é investigar como se constroem as personagens nos textos do escritor da Literatura Marginal e Periférica, tendo em vista as escolhas lexicais motivadas e intencionais que reverberam o posicionamento ideológico do escritor, contexto de produção, bem como sua relação com o público-leitor. Quanto aos aspectos metodológicos, ressaltamos que a pesquisa é qualitativa, a partir do levantamento de ocorrências lexicais que evidenciam a caracterização das personagens, buscando, assim, analisá-las mediante a composição de campos léxico-semânticos que apresentam um perfil comum e dialógico nos textos do autor. Considerando os aspectos teóricos, remetemos a Candido (1987), Cardoso (2018), Henriques (2018), Polguère (2018), Rosenfeld (1987) Ullmann (1972), Vilela (2002), Villalva &amp; Silvestre (2014) para melhor compreensão dos elementos linguísticos, literários e semânticos que compõem os sujeitos no discurso literário.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Discurso literário; Personagens; Sujeitos Periféricos; Escolhas Lexicais; Campos Léxico-Semânticos.</p> Katia Melo Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7542 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Entre memórias, literatura e história: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7531 <p>Compreendendo que a literatura é uma manifestação artística que preza pelo uso estético da linguagem, ela está ligada à cultura de um povo e a um tempo (Borges, 2010). Além disso, as obras que a integram podem ser analisadas do ponto de vista linguístico, constituindo formas de interpretar e de representar o mundo. Destarte, o presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise léxico-cultural em três contos da obra “Rastros e trilhas”, de Braz José Coelho (2009). Para a metodologia, realizamos a leitura da obra e selecionamos três contos para compor o corpus. Após a leitura dos contos, realizamos um inventário das unidades lexicais que dizem respeito à cultura local e, após isso, estruturamos os campos lexicais. Posteriormente, realizamos a análise das unidades lexicais à luz de dicionários gerais de língua, discutindo os sentidos inferidos do contexto em que se inserem na obra. Para a fundamentação, empregamos teóricos que versam sobre Lexicologia, campos lexicais e memória, tais como Biderman (1981), Coseriu (1972), Barreto (2010), entre outros. Assim, a partir dos campos lexicais ofícios/profissões, religiosidade, relações afetivas e animais foi possível refletir acerca da cultura goiana expressa na obra em foco.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Léxico; Campos Lexicais; Literatura regional; Memória; História.</p> Maiune de Oliveira Silva, Ana Vitória Gomes Moreira, Vanessa Regina Duarte Xavier Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7531 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Documentando a norma lexical do Centro-Oeste: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7527 <p>O Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (TLPGP) é um projeto que visa constituir uma base de dados lexicais a partir de corpora documentados em obras da Galícia, de Portugal e do Brasil que versam sobre o léxico dialetal do galego, do português europeu e do português brasileiro e, como subprojeto do TLPGP, o Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português: foco no Centro-Oeste do Brasil revisou a planilha do TLPGP alimentada com os dados recolhidos no Atlas Linguístico de Mato Grosso do Sul - ALMS (Oliveira, 2007). Tendo como base teórica princípios da Dialetologia (Cardoso, 2010), da Geolinguística (Cardoso, 2010) e da Semântica (Tamba, 2006), esse trabalho, que deu origem a este texto, analisou a planilha do Tesouro, que contém um total de 2.079 unidades lexicais, cotejando os dados com o ALMS (Oliveira, 2007) e verificando, por exemplo, a necessidade de acréscimo de dados (409 lexias acrescentadas por ele) e de alterações em classificações semânticas (14% - 272 – passaram por alterações em suas classificações semânticas, haja vista os classificadores fornecidos pelo TLPGP). Tais mudanças aconteceram em um mesmo campo semântico, “A vida diária”, o que pode indicar que os referentes ligados à área rural estão se distanciando dos falantes urbanos, uma vez que os nomes àqueles relacionados evidenciaram uma classificação equivocada em relação aos campos semânticos. Conclui-se assim que o projeto de Iniciação Científica Voluntária desenvolvido entre 2018 e 2019, que deu bases para este artigo científico, além de contribuir com o estudo maior a que se filia, mostra a importância dos estudos semânticos na análise de dados geolinguísticos e destes para o conhecimento da língua em uso.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>TLPGP; Classificação semântica; Atlas Linguístico de Mato Grosso do Sul.</p> Franciele Ojeda Rodrigues Franco, Daniela Costa Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7527 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Uma análise léxico-discursiva em charges sobre a pandemia do coronavírus https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7514 <p>As escolhas lexicais são marcadas no e pelo funcionamento discursivo, de modo a manter relações intrínsecas com as condições sócio-históricas e ideológicas no momento da enunciação. Os saberes discursivos que se materializam no léxico estão alhures e retomam no dizer a partir das Formações Discursivas dentro de uma condição de produção específica. Assim sendo, há uma relação produtiva entre a estabilidade do léxico (o eixo fixo dicionarizado) e o emprego na língua pelos falantes (o discurso). Partindo desse pressuposto, este texto visa apresentar as contribuições da Análise do Discurso no processo de construção de sentido do léxico e analisar os efeitos de sentido dos enunciados ‘proteção’, ‘máscara’ e ‘isolamento social’ no contexto pandêmico brasileiro. Para tal, analisou-se três charges disseminadas na pandemia da Covid-19, no Brasil, a partir da perspectiva de Sapir (1969), Coseriu (1989), Vilela (1994), Biderman (2001), Antunes (1937) (na área do léxico); Pêcheux (2011), (2014a, 2014b), Orlandi (2015) (na área do discurso). Os resultados encontrados mostraram os efeitos de sentido de impedimento, criminalidade e congelamento de verbas sendo deslizados nos enunciados contidos no corpus.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Léxico; Análise do Discurso; pandemia; Covid-19; construção de sentido.</p> Andréia Muniz Lisboa ; Karylleila dos Santos Andrade, Thiago Barbosa Soares Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7514 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Análise morfolexical das palavras e expressões dos “falares porto-velhenses” https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7513 <p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo temos por objetivo realizar uma análise morfolexical das palavras e expressões que configuram os falares porto-velhenses. O presente estudo é parte do projeto de Iniciação Científica (PIBIC) “Radiografia do Portal da Amazônia: um estudo dos falares porto-velhenses”, em desenvolvimento na Universidade Federal de Rondônia. Os dados apresentados na análise foram retirados do </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;"> dos falares porto-velhenses, compilado para o trabalho original e foi constituído por exemplares do jornal “Alto Madeira”, da década de 1970 a 1990, artigos, teses e dissertações sobre a cidade de Porto Velho e região e também, pelo livro “Carapanã encheu, voou: o “Portovelhês”, de autoria de Nair Ferreira Gurgel do Amaral (2015). Destacamos que é necessário um maior aprofundamento desse estudo a fim de que possamos, realmente, estabelecer um perfil lexical desses falares, entretanto, defendemos que este estudo é uma pequena contribuição para que estudos mais completos e aprofundados possam ser realizados para que possamos apresentar de fato uma “Radiografia do Portal da Amazônia: um estudo dos falares porto-velhenses".</span></p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: léxico; análise lexical; falares porto-velhenses.</p> Laura Cotinguiba, Lucimara Alves da Costa Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7513 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Reflexões sobre a aprendizagem do léxico e sua relação com as habilidades de leitura e escrita durante o período de ensino remoto emergencial https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7423 <p><strong>Resumo:</strong> O ensino do léxico deve ser sempre considerado dentro de contextos, dando destaque à relação entre palavras que são reconhecidas dentro de um processo comunicativo linguístico extralinguístico. Tendo como base as Ciências do Léxico, este trabalho busca refletir sobre a importância do ensino do Léxico nas aulas de Língua Portuguesa e apresenta uma breve análise de atividades que foram disponibilizadas aos alunos por meio de roteiros de estudo, durante a adoção do modelo de ensino remoto emergencial. O recorte compreende duas atividades selecionadas de roteiros para o 6º ano do Ensino Fundamental e se referem ao ensino de sinonímia e antonímia. Embora seja um pequeno recorte, pudemos observar, nessas atividades, que não há um estudo voltado para a aprendizagem do léxico, sobretudo pela ausência do apoio pedagógico dos dicionários escolares, e que essa abordagem às atividades com o nível lexical da língua é exemplar de como o léxico é tratado nas aulas de Língua Portuguesa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino; Léxico; Atividades; Dicionário.</p> Alexandre Melo, Ana Claudia Castiglioni Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7423 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 O uso do dicionário por professores em formação: o contexto do NUPEL e PROFICI https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7554 <p>Este artigo objetiva examinar o uso do dicionário por professores em formação e monitores no contexto do NUPEL e do PROFICI. Para contextualizar esse estudo, serão apresentados o cenário de formação desses professores iniciantes e a situação do emprego do dicionário no francês como língua estrangeira (FLE) e no português como língua estrangeira (PLE). De acordo com as orientações metodológicas de Welker (2008), foi proposto a esses professores um questionário para a verificação de opiniões e atitudes desses usuários com relação ao uso do dicionário. Através das contribuições da Lexicografia, da Lexicografia Pedagógica (LP) e da análise dos dados obtidos, espera-se fornecer uma reflexão sobre o papel do dicionário impresso como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de FLE e de PLE atualmente e assim, demonstrar a importância na continuidade de seu uso por professores e aprendizes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Uso do dicionário; ensino-aprendizagem FLE; ensino-aprendizagem PLE; formação de professores.</p> Cintia Voos Kaspary, Jonas dos Santos Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7554 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Redação de verbetes: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7373 <p>Este artigo, que resulta de um projeto de Iniciação Científica, tem o objetivo de expor os procedimentos metodológicos empregados na redação de verbetes, com vistas a compor o Glossário Escolar de Ciências da Natureza para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em elaboração, esse material didático tem o propósito de auxiliar os alunos na compreensão de conceitos especializados, uma vez que o público-alvo dessa obra terminográfica encontra-se em fase de plena aprendizagem das terminologias. O artigo se sustenta nos fundamentos da Terminologia e da Terminografia, tendo em vista que essas disciplinas oferecem aparatos para a escrita da microestrutura de glossários especializados. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza qualitativa e os objetivos são descritivo-analíticos. Para a elaboração dos verbetes, seguimos as orientações de Faulstich (1995; 2010; 2013) e aplicamos a proposta de Aguiar (2018). Os resultados da pesquisa indicam que a elaboração de verbetes precisa obedecer a princípios gramaticais, lexicais, semânticos e discursivos. Esperamos, pois, que os verbetes redigidos para o glossário sirvam de base para novas propostas de ensino e de aprendizagem, assentadas nos fundamentos da Terminologia e da Terminografia.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Terminologia; Terminografia; Glossário Sistêmico; Divulgação Científica.</p> Maria Katsurayama Gomes Sales, Rebeka da Silva Aguiar, Andreza Marcião dos Santos Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7373 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Análise das entradas léxicográficas da área de Turismo: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7536 <p>A presente investigação busca através da contribuição dos estudos da Lexicografia e Terminologia para o ensino de línguas estrangeiras, analisar verbetes da área do turismo no dicionário Señas (2010) para saber se há neles informações enciclopédicas e culturais e, com isso, elaborar um protótipo de microestrutura lexicográfica com os termos da área do turismo em espanhol, contemplando informações enciclopédicas e culturais. Para a realização do estudo, seguimos os passos metodológicos para o levantamento dos dados, a saber: I) coleta de textos do turismo; II) seleção dos termos da área do turismo nas subáreas de hotelaria e gastronomia; III) confirmação da presença dos termos selecionados no Dicionário para o Ensino da Língua Espanhola para Brasileiros (Señas, 2010); IV) análise lexicográfica dos verbetes selecionados; e finalmente, V) organização do modelo de microestrutura do dicionário de aprendizagem de ELE para estudantes brasileiros no Turismo. A partir da análise levantada das definições e dos exemplos de uso dos quatro (4) termos selecionados das áreas de gastronomia e hotelaria, constatamos que os paradigmas analisados ainda carecem de informações enciclopédicas e culturais. Os termos dos dois setores já mencionados apresentam diversos aspectos históricos e culturais, extralinguísticos, que poderiam ser inseridos na microestrutura do dicionário Señas (2010).</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: dicionários; ELE; turismo.</p> Melissa de Souza Veras, Glauber Lima Moreira Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7536 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Vocabulário do campo semântico acidentes geográficos em O Castanheiro, de João Brasil https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7500 <p>Este trabalho apresenta o vocabulário do campo semântico Acidentes Geográficos na obra O Castanheiro (2001), do escritor João Brasil, da cidade de Marabá, estado do Pará. Ele é autor de 11 obras não ficcionais, de caráter memorialista que retratam a história da cidade em diferentes períodos. Os resultados aqui apresentados são um recorte da pesquisa fomentada pelo CNPq, intitulada “Vocabulário de João Brasil”. Essa pesquisa tem por objetivo reunir dados para a elaboração do vocabulário representativo do autor a fim de ser descrito os itens lexicais do campo semântico identificado, relacionando-se, portanto, ao universo físico, histórico e cultural da cidade de Marabá-PA. O referencial teórico e metodológico remete à análise léxico-semântica de lexias organizadas por campos semânticos conforme Abbade (2009; 2011; 2012) e Faulstich (2010), assim como aos estudos da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. A organização do vocabulário se faz por meio de ficha catalográfica, de forma semasiológica. Os verbetes são apresentados em ordem alfabética, com as respectivas informações gramaticais, definições e remissivas. Para tanto, os dados lexicais foram manipulados por meio do programa computacional Lexique Pro, que permite construir dicionários eletrônicos. Foram identificados 22 vocábulos, que estão apresentados no campo semântico que este trabalho se propôs a trabalhar.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Léxico; Cultura; Campos lexicais; Vocabulário; João Brasil.</p> Renan Torres da Costa, Eliane Pereira Machado Soares Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7500 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Corpus de um livro didático: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7551 <p>O uso de corpus linguístico é uma ferramenta consagrada para a compilação de dicionários. No entanto, no Brasil essa ferramenta ainda não foi utilizada para dicionários escolares de alfabetizandos. Para o presente artigo, buscou-se revisar a literatura que embasa metodologicamente o uso de corpus em dicionários pedagógicos e, com isso, avaliar quais informações um corpus compilado a partir de um livro didático poderia oferecer para a composição futura de um dicionário. Nessa perspectiva, o trabalho de Estopà (2019) contribuiu para estabelecer critérios pertinentes para o usuário mencionado, embora seus estudos sejam focados, especialmente, em dicionários terminológicos. Para este experimento, o uso de apenas um livro didático para a compilação do corpus teve como objetivo avaliar a produtividade dessa metodologia. Dentre substantivos, verbos e adjetivos, avaliou-se que tipos de lemas eram mais recorrentes e se eram frequentes no Corpus Brasileiro. Por fim, esta pesquisa exploratória é um trabalho piloto para o estabelecimento de procedimentos e critérios para a compilação de um corpus mais significativo que apoie a construção de um dicionário para alfabetizandos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Corpus linguístico; Lexicografia Pedagógica; Alfabetização e Letramento.</p> Janina Antonioli Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7551 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 O que nos diz a materialidade dos mapas https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7519 <p>Os mapas são reconhecidos como as principais fontes para o estudo da toponímia por fornecerem quantidades significativas de topônimos e apresentarem suas respectivas localizações. Além disso, eles consistem em documentos multissemióticos, cujos textos não verbais possibilitam a identificação da categoria da entidade geográfica nomeada e, até mesmo, a determinação do étimo próximo em casos em que há ambiguidades. O presente trabalho consiste em uma análise de casos complexos de interpretação toponímica registrados em mapas anônimos da Capitania da Bahia, produzidos no final do período colonial (1761-1807). A análise da materialidade dos mapas, juntamente com a pesquisa bibliográfica, possibilitou desfazer a ambiguidade semântica e formular hipóteses nominativas para os topônimos analisados, evidenciando a relevância dos elementos iconográficos para o estudo linguístico.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Toponímia baiana; Cartografia histórica; Ambiguidade.</p> Iago Santiago, Liliane Barreiros Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7519 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400 Quando os termos se tornam neologismos: uma contribuição ao estudo da neologia sob a perspectiva da desterminologização https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7719 <p>Este artigo trata de questões de desterminologização e neologia. Embora muitos estudos existentes se concentrem na descrição dos vários aspectos da neologia, poucos estudos abordam a relação entre desterminologização e neologia. Por esse motivo, este artigo propõe uma perspectiva diferente sobre os processos neológicos, com base em uma análise de termos em um <em>corpus</em> que representa diferentes estágios do processo de desterminologização na Física de Partículas em francês. Primeiro, são descritos os principais fenômenos semânticos que ocorrem no processo de desterminologização; depois, os termos que adquirem novos significados metafóricos na imprensa geral são discutidos em mais detalhes. Os resultados mostram que uma descrição mais detalhada dos fenômenos semânticos em jogo pode levar a uma melhor compreensão dos mecanismos que permitem a criação de neologismos na língua geral.</p> Julie Humbert-Droz; Beatriz Curti-Contessoto Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/7719 Sun, 21 Jan 2024 00:00:00 -0400