Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Edição Especial - Por um Planeta mais Conhecido: consolidando as geotecnologias na educação
Revista Presença Geográfica, vol. 11, núm. 1, Esp., 2024
Fundação Universidade Federal de Rondônia

Revista Presença Geográfica
Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil
ISSN-e: 2446-6646
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 11, núm. 1, Esp., 2024

Aprovação: 03 Maio 2024

Publicado: 03 Maio 2024

Resumo: A presente edição da Revista Presença Geográfica reúne os nove melhores trabalhos, em formato de artigos científicos, apresentados na XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no âmbito do Mercosul que ocorreu no período de 21 a 25 de novembro de 2023, na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Apresentação

A presente edição da Revista Presença Geográfica reúne os nove melhores trabalhos, em formato de artigos científicos, apresentados na XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no âmbito do Mercosul que ocorreu no período de 21 a 25 de novembro de 2023, na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

A organização do evento contou com a colaboração de programas de pós-graduação credenciados pela Capes, abrangendo o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em colaboração com Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Contou ainda com o apoio da associação de caráter técnico-científico SELPER Brasil (Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto), que atua como disseminadora do conhecimento das técnicas de sensoriamento remoto e Geotecnologias.

O objetivo da XIII Jornada foi de estimular a reflexão sobre a situação e o aperfeiçoamento da educação na área de sensoriamento remoto por meio do intercâmbio de experiências entre cientistas e/ou docentes, pertencentes às instituições de pesquisa, ensino superior (pós-graduação e graduação) e educação básica, dos países integrantes do Mercosul.

O evento incluiu a programação de seis minicursos, duas conferências, cinco mesas-redondas, quatorze apresentações orais, trinta e oito pôsteres (total de cinquenta e dois trabalhos apresentados), uma sessão de práticas exitosas e um trabalho de campo no Complexo Fluvial de Anavilhanas. A décima terceira edição contou com um total de duzentos e trinta e nove participantes oriundos do Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México e Portugal.

O evento destacou a importância e atualidade do tema da educação em sensoriamento remoto, revelando as múltiplas possibilidades e desafios enfrentados no uso das geotecnologias no ensino, abrangendo desde o nível básico até a pós-graduação. Além disso, ressaltou a necessidade de desenvolver materiais didáticos, políticas institucionais e governamentais, programas de capacitação de professores e novos recursos tecnológicos para aprimorar a qualidade e eficiência da educação nessa área específica.

Os artigos desta edição especial contemplam a aplicação do sensoriamento remoto no ensino na educação básica, superior e pós-graduação; o desenvolvimento de materiais didáticos e novos recursos tecnológicos para o ensino. A contribuição está para o campo da educação do sensoriamento remoto, demonstrando seus potenciais e desafios.

Agradecemos as agências financiadoras: UEA (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos – Padev), Fapeam (Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – Parev) e CAPES (Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP); comissão organizadora da jornada e a todos(as) os pesquisadores(as) nacionais e internacionais, participantes, e especialmente, aqueles que submeteram e apresentaram seus trabalhos, a comissão científica pela avaliação e seleção dos melhores trabalhos e a revista pela organização desta Edição Especial.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Manaus/Amazonas/Brasil, maio de 2024.

Comissão Organizadora

XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto

Autor notes

1 Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2004 e 2007, respectivamente. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2011. Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2013. É Professor Associado do Curso de Geografia e do Mestrado Profissionalizante de Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Geografia Física, Hidrogeografia, Cartografia e Geotecnologias. Líder do grupo de pesquisa "Geotecnologias e Análise da Paisagem" (GEOTAP), coordenador do Laboratório de Cartografia e Geotecnologias e vice-coordenador do Mestrado Profágua.
2 Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Concluiu o mestrado em Geografia (2009) pela Universidade Federal de Sergipe e o doutorado em Geografia (2017) pela Universidade Estadual Paulista (campus Presidente Prudente-SP). Realizou pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (2018-2020). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UEA, liderando a sua criação e implementação, e é docente permanente do PPGEO/UEA e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Gerografia - PPGGEO/UNIR. Tem experiência no ensino superior e no desenvolvimento de pesquisas na área de Fitogeografia, Sensoriamento Remoto da Vegetação, Ecologia de paisagem, Ecologia Humana da Amazônia e Geografia da Religião. É membro de dois Grupos de Pesquisa cadastrados pelo CNPq: Geotecnologias e Análise da Paisagem - GEOTAP (UEA); e o Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e culturas Amazônicas - GEPCULTURA (UNIR) integrado à rede NEER (Núcleo de Estudos em Espaço e Representações). Atua como Editor Geral da Revista Presença Geográfica (A3)


Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R