Aprovação: 03 Maio 2024
Publicado: 03 Maio 2024
Resumo: A presente edição da Revista Presença Geográfica reúne os nove melhores trabalhos, em formato de artigos científicos, apresentados na XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no âmbito do Mercosul que ocorreu no período de 21 a 25 de novembro de 2023, na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.
Apresentação
A presente edição da Revista Presença Geográfica reúne os nove melhores trabalhos, em formato de artigos científicos, apresentados na XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no âmbito do Mercosul que ocorreu no período de 21 a 25 de novembro de 2023, na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.
A organização do evento contou com a colaboração de programas de pós-graduação credenciados pela Capes, abrangendo o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em colaboração com Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Contou ainda com o apoio da associação de caráter técnico-científico SELPER Brasil (Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto), que atua como disseminadora do conhecimento das técnicas de sensoriamento remoto e Geotecnologias.
O objetivo da XIII Jornada foi de estimular a reflexão sobre a situação e o aperfeiçoamento da educação na área de sensoriamento remoto por meio do intercâmbio de experiências entre cientistas e/ou docentes, pertencentes às instituições de pesquisa, ensino superior (pós-graduação e graduação) e educação básica, dos países integrantes do Mercosul.
O evento incluiu a programação de seis minicursos, duas conferências, cinco mesas-redondas, quatorze apresentações orais, trinta e oito pôsteres (total de cinquenta e dois trabalhos apresentados), uma sessão de práticas exitosas e um trabalho de campo no Complexo Fluvial de Anavilhanas. A décima terceira edição contou com um total de duzentos e trinta e nove participantes oriundos do Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México e Portugal.
O evento destacou a importância e atualidade do tema da educação em sensoriamento remoto, revelando as múltiplas possibilidades e desafios enfrentados no uso das geotecnologias no ensino, abrangendo desde o nível básico até a pós-graduação. Além disso, ressaltou a necessidade de desenvolver materiais didáticos, políticas institucionais e governamentais, programas de capacitação de professores e novos recursos tecnológicos para aprimorar a qualidade e eficiência da educação nessa área específica.
Os artigos desta edição especial contemplam a aplicação do sensoriamento remoto no ensino na educação básica, superior e pós-graduação; o desenvolvimento de materiais didáticos e novos recursos tecnológicos para o ensino. A contribuição está para o campo da educação do sensoriamento remoto, demonstrando seus potenciais e desafios.
Agradecemos as agências financiadoras: UEA (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos – Padev), Fapeam (Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – Parev) e CAPES (Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP); comissão organizadora da jornada e a todos(as) os pesquisadores(as) nacionais e internacionais, participantes, e especialmente, aqueles que submeteram e apresentaram seus trabalhos, a comissão científica pela avaliação e seleção dos melhores trabalhos e a revista pela organização desta Edição Especial.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Manaus/Amazonas/Brasil, maio de 2024.
Comissão Organizadora
XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto
Autor notes