https://periodicos.unir.br/index.php/anaisdasemanademateestast/issue/feedAnais da Semana de Matemática e Estatística2011-12-01T12:57:41-04:00Open Journal Systems<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">O Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, realiza desde o ano de 2001 uma semana de discussões com intuito de divulgar a comunidade os trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores da UNIR e de outras instituições na área de exatas e de seu ensino, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de seus acadêmicos, a formação continuada da comunidade e o desenvolvimento dessa área de conhecimento.</span></p> <p style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;" class="MsoNormal"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: "Times New Roman","serif";"> </span></p><p> </p>https://periodicos.unir.br/index.php/anaisdasemanademateestast/article/view/282Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática pedagógica transversal.2011-12-01T12:57:41-04:00Samara Helane Lima Neressamara_lane@hotmail.comEste trabalho discute a abordagem dos Temas Transversais Ética e Moral nas salas de aula de uma escola pública do município de Porto Velho (RO). A construção teórica está pautada em La Taille (2001; 2006), Perrenoud (1999; 2002), Puig (1988) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa de campo utilizou a abordagem qualitativa contemplando a proposta dos PCN‟s sobre as questões da diversidade e suas relações com a educação escolar na prática da interdisciplinaridade. Foram entrevistados 45 alunos, 01 gestora e 03 professores. Também foram analisados os portfólios da escola contendo toda programação e registro, inclusive de fotos dos projetos realizados. A análise dos dados demonstra que, apesar de ser uma escola premiada em evento nacional por seus trabalhos de Ética e Cidadania e de apresentar diversos projetos em desenvolvimento, a prática da interdisciplinaridade deve ser repensada e os projetos reestruturados para incluir e priorizar valores essenciais à vida e dignidade humana.Copyright (c)