Anais da Semana de Matemática e Estatística https://periodicos.unir.br/index.php/anaisdasemanademateestast <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">O Departamento de Matem&aacute;tica e Estat&iacute;stica da Universidade Federal de Rond&ocirc;nia - UNIR, Campus de Ji-Paran&aacute;, realiza desde o ano de 2001 uma semana de discuss&otilde;es com intuito de divulgar a comunidade os trabalhos cient&iacute;ficos desenvolvidos por pesquisadores da UNIR e de outras institui&ccedil;&otilde;es na &aacute;rea de exatas e de seu ensino, tendo como objetivo principal contribuir com a forma&ccedil;&atilde;o de seus acad&ecirc;micos, a forma&ccedil;&atilde;o continuada da comunidade e o desenvolvimento dessa &aacute;rea de conhecimento.</span></p> <p style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;" class="MsoNormal"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;;"> </span></p><p>&nbsp;</p> pt-BR Thu, 01 Dec 2011 12:57:36 -0400 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ética e Moral na sala de aula: estudo sobre uma prática pedagógica transversal. https://periodicos.unir.br/index.php/anaisdasemanademateestast/article/view/282 Este trabalho discute a abordagem dos Temas Transversais &Eacute;tica e Moral nas salas de aula de uma escola p&uacute;blica do munic&iacute;pio de Porto Velho (RO). A constru&ccedil;&atilde;o te&oacute;rica est&aacute; pautada em La Taille (2001; 2006), Perrenoud (1999; 2002), Puig (1988) e nos Par&acirc;metros Curriculares Nacionais. A pesquisa de campo utilizou a abordagem qualitativa contemplando a proposta dos PCN‟s sobre as quest&otilde;es da diversidade e suas rela&ccedil;&otilde;es com a educa&ccedil;&atilde;o escolar na pr&aacute;tica da interdisciplinaridade. Foram entrevistados 45 alunos, 01 gestora e 03 professores. Tamb&eacute;m foram analisados os portf&oacute;lios da escola contendo toda programa&ccedil;&atilde;o e registro, inclusive de fotos dos projetos realizados. A an&aacute;lise dos dados demonstra que, apesar de ser uma escola premiada em evento nacional por seus trabalhos de &Eacute;tica e Cidadania e de apresentar diversos projetos em desenvolvimento, a pr&aacute;tica da interdisciplinaridade deve ser repensada e os projetos reestruturados para incluir e priorizar valores essenciais &agrave; vida e dignidade humana. Samara Helane Lima Neres Copyright (c) https://periodicos.unir.br/index.php/anaisdasemanademateestast/article/view/282