PERFORMANDO VIOLETAS: Uma experiência na escola
Palavras-chave:
Ensino de arte. Performance. Feminino. Ensino formal. ExperiênciaResumo
A escrita apresenta uma reflexão sobre a experiência performativa vinculada à formação ética e política dos estudantes-performers. Desenvolvida em dois mil e dezoito na E.E.E.P. Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau Crato/CE, através da disciplina de Artes as alunas/os criaram programas de performance. Com isso, foram exploradas diversas questões que lhes afligiam, bem como investigaram a arquitetura do espaço escolar para além da sala de aula. Tais vivências resultaram em uma Mostra Escolar e um diário virtual de registro sobre seus manifestos. Desta forma, foi possível perceber possíveis meios para repensar o ensino e possibilitar/noções de fazer arte contemporânea por meio da performance.
PALAVRA-CHAVES: Ensino de arte. Performance. Feminino. Ensino formal. Experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AutorXs que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) AutorXs mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) AutorXs têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro).
c) AutorXs têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.