https://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/issue/feedAnais do GT Artes Cênicas na Rua2019-11-25T15:44:18-04:00Alexandre Falcão de Araújoalexandre.falcao@unir.brOpen Journal Systems<span>ISSN: 2595-3923</span><span> </span>https://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4447Véia Chiquinha... dentro e fora de mim2019-11-25T14:38:56-04:00Daniela Rosante Gomesdanielagomes@uft.edu.br<p>Este artigo (re)visita a <em>saída de rua</em><em>Véia Chiquinha...</em>realizada na III Reunião Científica do GT Artes Cênicas na Rua da ABRACE. Um trabalho artístico que a autora-artista-arteira, prefere chamar de brincadeira, inspirando-se nos mestres e mestras da chamada cultura popular, e, mais especificamente no trabalho da Companhia Carroça de Mamulengos, tema de pesquisa de seu doutoramento. As reflexões são realizadas a partir da perspectiva da experiência vivenciada pela autora-educadora-pesquisadora, que considera a escrita um lugar de continuidade da experiência, assumindo para si o exercício da prática de uma educação do sensível (inspirada na filosofia de Rubem Alves) baseada em uma ideia de educação como prática para a liberdade (discutida por Bel Hooks em uma perspectiva feminista). A escrita, conjugada na primeira pessoa (preferencialmente no presente), passeia pelas memórias da Véia Chiquinha que se misturam com as memórias da autora, originando o neologismo (conceito em construção?) <em>entidagem </em>(pessoa/entidade na paisagem).</p>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Daniela Rosante Gomeshttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4334PERFORMANDO VIOLETAS: Uma experiência na escola2019-11-25T14:38:57-04:00Barbara Leite Matiasbarbara.leitematias@gmail.com<p>A escrita apresenta uma reflexão sobre a experiência performativa vinculada à formação ética e política dos estudantes-performers. Desenvolvida em dois mil e dezoito na E.E.E.P. Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau Crato/CE, através da disciplina de Artes as alunas/os criaram programas de performance. Com isso, foram exploradas diversas questões que lhes afligiam, bem como investigaram a arquitetura do espaço escolar para além da sala de aula. Tais vivências resultaram em uma Mostra Escolar e um diário virtual de registro sobre seus manifestos. Desta forma, foi possível perceber possíveis meios para repensar o ensino e possibilitar/noções de fazer arte contemporânea por meio da performance.<strong> </strong></p><p><strong> </strong><strong>PALAVRA-CHAVES:</strong> Ensino de arte. Performance. Feminino. Ensino formal. Experiência.</p>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Barbara Leite Matiashttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4428QUE RUA É ESSA? MEMÓRIA, IDENTIDADE E SOCIEDADE NO TEATRO DE RUA.2019-11-25T14:38:57-04:00Ana Karoline Vieira do Carmokarol.carmo1994@hotmail.comEste artigo integra uma dissertação de programa de pós-graduação em Biblioteconomia, no eixo temático Informação, Cultura e Memória. A pesquisa explora o universo do teatro de rua sob ópticas da biblioteconomia, ao passo que o investiga enquanto criador de uma teia de memórias e significados, capazes de gerar profundas transformações sociais. Este recorte propõe pensar o que caracteriza a rua, através, principalmente, de suas gentes e suas histórias. Desenvolvida através da etnografia, espera, com a experiência do campo, por meio da escuta e da vivência, entender como a ação de fazer e ver o teatro podem ser fundamentais na formação de um pensamento crítico, de um empoderamento social, de uma perspectiva tangível do que é pertencer e ser fundamental em comunidade, além de afirmar o caráter de responsabilidade social que há no fazer artístico, diante, entre outras coisas, do reconhecimento da memória como fundamental à construção das histórias dos povos.2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Ana Karoline Vieira do Carmohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4446“REGUE-ME-SE”: PRESENÇA COMPARTILHADA ENTRE PERFORMER E ESPECTADOR2019-11-25T14:38:57-04:00Rodrigo Tomaz da Silvatomaz.artesintegradas@gmail.comNeste texto, é abordada a relação entre performer e espectador, buscando compreender a relação entre ambos como sujeitos ativos, visando refletir sobre o compartilhamento do estado de presença durante a ação performática “Regue-me-se”, produção resultante da disciplina Jogo e Cena II, semestre 2018.1, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri. Para tanto, os conceitos de <em>performance</em> e <em>work in process</em> de Renato Cohen (2013) norteiam nossa abordagem acerca do processo criativo, no qual analisamos o fenômeno do encontro do performer com o espectador, em seu grau de alteridade, através das noções de <em>presença</em> conceituadas por Maíra Coelho (2013) e as aproximações com o <em>teatro do real</em>, proposto por André Carreira (2013). Como pesquisa prática e teórica ainda em andamento, ao final, são apresentadas considerações de como a presença do espectador norteia o curso da ação, bem como o potencial narrativo que cada espectador produz junto com o performer através da intimidade do encontro.2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Rodrigo Tomaz da Silvahttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4432Cinderela: Uma prostipoética da esquina2019-11-25T14:38:57-04:00Caroline sousa Castelocarolines.castelo@gmail.com<p align="center"><strong> </strong></p><p>O presente trabalho faz parte da pesquisa em andamento de doutorado intitulada<em>: Nas brenhas da Campina: uma próstipoética da esquina</em>, cuja pretensão é criar uma poética em dança contemporânea, encenada na rua, a partir das histórias e vivências com as prostitutas que trabalham no centro da cidade de Belém. Contudo, o recorte da pesquisa que trago neste momento, versa sobre a composição urbana: <em>Cinderela</em>. Cinderela é o nome de trabalho de uma prostituta que atuou na prostituição até os seus sessenta anos de idade, na cidade de Belém. Ao fim de sua carreira, ela relatou que quase morreu enforcada por um cliente com um cinto, no último programa que fez e este foi o principal motivo de seu afastamento da profissão. O depoimento de Cinderela serviu de inspiração para a composição urbana em dança, que leva como título o seu nome. Ao apresentá-la na rua, o trabalho tomou uma proporção que eu não havia premeditado e se encerrou em um tempo delimitado pelos espectadores-pedestres e não por mim.</p>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Caroline sousa Castelohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4398Abrir a porta, ir à rua: MANIFESTO2019-11-25T14:38:57-04:00Thiago Silva Gomesgomesthiagos@outlook.com<p>Um relato de experiência acerca da apresentação do espetáculo MANIFESTO, do Coletivo Dama Vermelha, na III Reunião Artístico-Científica do GT de Artes Cênicas na Rua da ABRACE. Articulando questões-motrizes do processo criativo e transformações estruturais para a referida apresentação, compartilha-se reflexões acerca de procedimentos e construção de sentido, bem como do processo de apropriação de cenografias, oriundos da transição de espaços cênicos do espetáculo.</p>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Thiago Silva Gomeshttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4355UMA RECEPÇÃO TENSIVA: IMPÉRIO VIRTUAL2019-11-25T14:38:57-04:00Raimundo Kleberson de Oliveira BENICIOkleberbeniciop@gmail.comThiago Silva GOMESgomesthiagos@outlook.com<span>A cena teatral contemporânea vem expandindo e redimensionando as posições, implicações e possibilidades de relação entre emissores e receptores. Propondo apontar uma ampliação da noção de recepção cênica, principalmente em experiências que escapam à apreciação estética agradável, descortina-se reflexões em torno da imersão à encenação performativa <em>Império Virtual</em> (2018), desvelando os efeitos detectados por espectadores/as – através de <em>caderno de recepção</em> – quanto sensações geradas no acontecimento cênico. </span>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Raimundo Kleberson de Oliveira BENICIO, Thiago Silva GOMEShttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4444Invasão, Especificidade e Acidente em diálogo.2019-11-25T14:38:57-04:00Lucas Galdino Silvalucasgaldins@gmail.com<span id="docs-internal-guid-23e81504-7fff-6a78-b237-50d10438cb82"><span>A partir das experiências vividas desde o ano de 2017 junto ao projeto de pesquisa “Ocupações artísticas da cidade: </span><span>centornos </span><span>e </span><span>entralidades</span><span>”, no qual, pesquisamos e colocamos em prática estudos e noções do teatro de rua, trabalho específico que vem sendo realizado desde fevereiro do mesmo ano citado, na Praça Alexandre Arraes (Bicentenário), Crato-CE. Nossa tarefa mais duradoura e mais árdua, foi realizar nossa montagem cênica, na qual pesquisas, possibilidades e dúvidas teatrais vem sendo aplicadas. Surgiram questionamentos que abarcam o processo e seus conceitos abordados, dentre eles: Diante de algumas revisões bibliográficas durante esse percurso até o momento, foram levantadas alguns questionamentos, tais como: de que modo as noções de Teatro de Invasão(2007), Especificidade(2011) e Acidente(2018) podem abranger e possibilitar cruzamentos na investigação do processo </span><span>Duas Vezes Sem</span><span>? </span></span>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Lucas Galdino Silvahttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4438DUAS VEZES SEM E O TEATRO DE INVASÃO2019-11-25T14:38:57-04:00PAULO ANDREZIO SOUSA E SILVApauloandrezio@hotmail.com<p><em>Duas Vezes Sem</em> é um trabalho cênico que surgiu no Projeto de Pesquisa “Ocupações Artísticas da Cidade: o Teatro de Invasão em exercício”, na Universidade Regional do Cariri na cidade do Crato, Ceará. Partimos inicialmente da ideia de apropriação do espaço da Praça Alexandre Arraes (Praça Bicentenário) e arredores, motivados pelos estudos em torno da ideia de Invasão e construímos um espetáculo que teve sua estreia em novembro de 2018. Em 2019, o projeto tem como mote a produção e circulação do espetáculo na região do Cariri cearense, movimento que tem reverberado no pensamento sobre as cenas e, sobretudo alimentado as problematizações dos envolvidos no que tange à ideia de espaço específico (<em>site-specific</em>).</p>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 PAULO ANDREZIO SOUSA E SILVAhttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4563Apresentação Leituras Críticas III Reunião GT Artes Cênicas na Rua2019-11-25T14:38:57-04:00Alexandre Matealexandre_mate@yahoo.com.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Matehttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4561Entre cocos e beterrabas ou Água de coco nem sempre é refresco, pois a doçura também corta a carne2019-11-25T14:38:57-04:00Alexandre Falcão de Araújoalexandre.falcao@unir.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Falcão de Araújohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4567Qualquer maneira de amor vale a pena2019-11-25T14:38:57-04:00Alexandre Falcão de Araújoalexandre.falcao@unir.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Falcão de Araújohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4566O que Vale? A reverberação de luz de um cometa humano pelo chão de uma praça em Juazeiro do Norte2019-11-25T14:38:57-04:00Alexandre Matealexandre_mate@yahoo.com.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Matehttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4552Em “Seu Céu: Levando Sonhos às Nuvens” fios elétricos abortaram um voo que pretendia perder-se de vista2019-11-25T14:38:57-04:00Alexandre Matealexandre_mate@yahoo.com.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Matehttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4562Regue-me-se: A busca por encontros íntimos no cotidiano da cidade2019-11-25T14:38:57-04:00Marcelo Roccomarcelorocco1@gmail.com2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Marcelo Roccohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4714Duas vezes sem: Erotismo e desvio no olhar2019-11-25T15:44:18-04:00Raimundo Kleberson de Oliveira Beniciokleberbeniciop@gmail.comCopyright (c) 2019 Raimundo Kleberson de Oliveira Beniciohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4715Manifesto: entre arquiteturas e ruídos2019-11-25T14:38:57-04:00Raimundo Kleberson de Oliveira Beniciokleberbeniciop@gmail.comCopyright (c) 2019 Raimundo Kleberson de Oliveira Beniciohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4569Conversa com Eleonora Fabião2019-11-25T14:38:56-04:00Luiz Camillo Osorioabracenaruaufsj@gmail.comEleonora Fabiãoef383@nyu.edu<p>Entrevista concedida por e-mail e originalmente publicada em março de 2018 no site do Prêmio PIPA. Eleonora Fabião é performer, teórica da performance, professora da UFRJ e pesquisadora CNPq; Luiz Camillo Osorio é crítico de arte, curador e professor da PUC-Rio.</p><div> </div>2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Luiz Camillo Osorio, Eleonora Fabiãohttps://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4713Das feituras e belezuras de nosso ofício acadêmico ou... Porque piscam (e brilham) nossos Anais2019-11-25T14:38:56-04:00Alexandre Falcão de Araújoalexandre.falcao@unir.brCecília Lauritzen Jácome Camposcecilia.campos@urca.br2019-11-25T00:00:00-04:00Copyright (c) 2019 Alexandre Falcão de Araújo, Cecília Lauritzen Jácome Campos