Navegando por alguns mares da autorregulação: as teorias de Goldstein, Neill, Perls, Reich, Rogers e Maslow.

Autores

  • Maria Hercília Rodrigues Junqueira Universidade Federal de Rondônia
  • Vanessa Aparecida Alves Lima Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Autorregulação. Psicologia humanista. Fenomenologia.

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar o conceito de autorregulação nas teorias de Goldstein, Maslow, Rogers, Neill, Reich e Perls, fundamentando em todos a concepção de que, à sua forma e a seu tempo, consideraram o interesse pelo bem-estar da humanidade (transcendendo o homem) e uma confiança ilimitada na capacidade da pessoa de autogerir-se. Esses autores demonstram profunda confiança na capacidade humana de resolver seus próprios conflitos, preocupação com o desenvolvimento pleno e livre do ser humano e com uma sociedade mais justa e equilibrada. Como teóricos foram testemunho de vida por meio de suas ações.

Biografia do Autor

  • Maria Hercília Rodrigues Junqueira, Universidade Federal de Rondônia
    Professora aposentada (associada) do Departamento de Psicologia (DEPSI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Gestalt-terapeuta, com larga experiência clínica. Foi supervisora do Estágio Curricular do DEPSI da UNIR da abordagem centrada na pessoa por mais de 20 anos.
  • Vanessa Aparecida Alves Lima, Universidade Federal de Rondônia
    Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Pesquisadora nas Áreas de Psicologia Moral e Psicologia Escolar.

Downloads

Publicado

10/01/2017

Edição

Seção

Artigos