As relações entre o funcionamento cerebral, a classificação lógica e a assimilação segundo Piaget

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é expressar que a classe, no contexto da lógica como teoria das operações do pensamento, é o correspondente “abstrato” do processo de assimilação, desde suas origens filogenéticas até a construção da estrutura mental, a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Battro, A. M. Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1978.

Beth, W; Piaget, Jean. Relaciones entre la lógica formal y el pensamiento real. Madrid: Ciencia Nueva, 1968.

Ferraz, A. A.; Tassinari, R. P. Como é possível o conhecimento matemático: as estruturas lógico-matemáticas a partir da Epistemologia Genética. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp/Cultura Acadêmica, 2015. 135p.

Marçal, V.E.R. ; Tassinari, R. P. O Caráter a priori das Estruturas Necessárias ao Conhecimento, Construídas segundo a Epistemologia Genética. Schème: revista eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 225-241, 2014.

Piaget, J. La naissance de l’intelligence chez l’enfant. Neuchâtel; Paris: Delachaux y Niestlé, 1936.

Piaget, J. La construction du réel chez l’enfant. Neuchâtel; Paris: Delachaux y Niestlé, 1937.

Piaget, J. La formation du symbole chez l’enfant: imitation, jeu et rêve, image et représentation. Neuchâtel; Paris: Delachaux y Niestlé, 1945.

Piaget, J. Psicologia e epistemologia: Por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

Piaget, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.

Piaget, J. Ensaio de lógica operatória. Porto Alegre: Globo, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

Piaget, J. Adaptacion vital y Psicologia de la inteligência. Selección orgánica y fenocopia. México, DF: siglo. xxi editores, 1979.

Piaget, J. O Estruturalismo. São Paulo: Difel, 1979.

Piaget, J. O nascimento da inteligência na criança. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.

Ramozzi-Chiarottino, Z. Piaget: Modelo e Estrutura. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1972.

Ramozzi-Chiarottino, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

Ramozzi-Chiarottino, Z. A atualidade da teoria de Jean Piaget: a embriologia mental e a demonstração, nos EEUU, do RNA influindo sobre o DNA a partir das agressões do meio. In: Adrian Dongo Montoya; et allii.. (Org.). Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas.. 1ed.Marilia: Oficina Universitária, 2011, v. 1, p. 1-16.

Ramozzi-Chiarottino, Z; Franck, G.; Freire, J.J.; Ferraz, A. A. Jean Piaget's unrecognized epigenetic ontogenesis of logical-mathematical thought. ATINER's Conference Paper Series, v. 1, p. 3-22, No: LEI2017-2349, 2017.

Tassinari, R. P. O Modelo do Sistema de Esquema de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos. Schème: revista eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 7-44, 2014.

Tassinari, R. P.; Ferraz, A. A.; Pessoa, K. B. C. Jean Piaget, Arauto da Auto-Organização, e Algumas de suas Contribuições ao Estudo da Auto-Organização. In: Bresciani Filho, E.; D’Ottaviano, I.M.L.; Gonzalez, M.E.Q.; Pellegrini, A.; Andrade, R.S.C. de. (Org.). Auto-Organiz

Downloads

Publicado

02/12/2020

Edição

Seção

Artigos