Leituras de Piaget sobre a Natureza da Inteligência em Bergson
Resumo
O problema do conhecimento para Bergson é discutido no interior da crítica aos modos de proceder da inteligência, que possui limitações que a impedem de conhecer o ser das coisas (essência).Downloads
Referências
BERGSON, H. Mélanges. Paris: PUF, 1972.
BERGSON, H. A evolução criadora. Rio de Janeiro: Zahar, 1979a.
BERGSON, H. O Pensamento e o movente. São Paulo: Abril Cultural, 1979b.(Coleção Os Pensadores).
BERGSON, H. Introdução à metafísica. São Paulo: Abril Cultural, 1979c. (Coleção Os Pensadores).
BERGSON, H. A Consciência e a vida. São Paulo: Abril Cultural, 1979d. (Coleção Os Pensadores).
BERGSON, H. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1979e.(Coleção Os Pensadores).
BERGSON, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BRUNSCHVICG, L. Expérience Humaine et Causalité Physique. Paris: PUF, 1949.
PIAGET, J.; INHELDER, B. L’image mentale chez l’enfant. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.
PIAGET, J. Abstração Reflexionante. Porto Alegre: Artes Medicas, 1995.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.
PIAGET, J. Les notions de mouvement et de vitesse chez l`enfant. Paris: PUF, 1972. (primeira publicação em 1946).
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. Introduction a l`épistémologie génétique: la pensée physique. Paris: PUF, 1974. (primeira publicação em 1950).
PIAGET, J. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar. 1975a.
PIAGET, J. Introduccion a la epistemologia genética. Buenos Aires: Paidós, 1975b.
PIAGET, J.; INHELDER, B. O Desenvolvimento das quantidades físicas na criança: conservação e atomismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1975c.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympo,1976.
PIAGET. J. Conversations libres avec Jean-Claude Bringuier. Paris: Laffont, 1977.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Imagem mental na criança. Porto: Civilização, 1977.
PIAGET, J. A Formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978a.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia. Rio de Janeiro: Forense, 1978b.
PIAGET, J., et alii. Lógica e conhecimento científico. Porto: Livraria civilização.1980. v.1, v.2.
PIAGET, J. Sabedoria e ilusões da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
PIAGET, J. A Noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1984a.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1984b.
PIAGET, J. A Linguagem e o pensamento na criança. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PIAGET, J. O Nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1987a.
PIAGET, J. Psicogênese e história das Ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1987b.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1994.
PIAGET, J. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro: Ática. 1996.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006.