Obediência, Respeito, Justiça e Autonomia: A Educação Moral na Relação entre Pais e Filhos

Autores

Resumo

Jean Piaget é reconhecidamente um autor precursor das pesquisas sobre a psicologia moral. Dentre suas contribuições, pouca ênfase é dada ao papel dos pais no processo de educação moral de crianças e adolescentes. Porém ao discutir as relações sociais de cooperação e de coação, oferece ao leitor espaço para a compreensão da importância da relação entre pais e filhos, no âmbito da educação moral. O objetivo do presente artigo foi caracterizar o papel da obediência, do respeito, da justiça e da autonomia para educação moral na relação entre pais e filhos. A obediência é a primeira forma de moral da criança e se estabelece pela relação de respeito unilateral que as crianças estabelecem com seus pais. O respeito é o sentimento de obrigatoriedade moral, enquanto a justiça é lei de equilíbrio das relações interpessoais. A possibilidade da construção da autonomia moral é compreendida como condição de auto governo que conduz a adesão a uma normatividade discutida, refletida e livre dos desmandos da autoridade. O encontro com pais colaboradores tem importante papel no desenvolvimento e educação moral da criança e do adolescente. As reflexões apontadas pelo artigo revelam a complexidade do papel da relação entre pais e filhos como efetivos parceiros da criança nesse caminho de desenvolvimento da sua autonomia moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1954/2005.

BALL, Courtney et al., Moral development in context: Associations of neighborhood and maternal discipline with preschoolers’ moral judgments. Developmental psychology, v. 53, n. 10, p. 1881-1894, 2017. doi: 10.1037/dev0000378

CAETANO, Luciana Maria. O conceito de obediência na relação pais e filhos. São Paulo: Paulinas, 2008.

CAETANO, Luciana Maria. Pais, Adolescentes e Autonomia Moral: Escala de Concepções Educativas. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. doi: 10.11606/T.47.2010.tde-25032010-153109.

CAETANO, Luciana Maria. Concepções educativas de pais e professores sobre respeito: o sentimento de obrigatoriedade moral. In: Caetano, L. M. (org.). A escola contemporânea. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 13-21.

CAETANO, Luciana Maria; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. A obediência e a relação escola e família. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 57-66, 2012. doi: 10.4025/tpe.v14i3.18488

CAETANO, Luciana Maria. É possível educar sem palmadas? Um guia para pais e educadores. São Paulo: Paulinas, 2013.

CAETANO, Luciana Maria; DELL’AGLI, Betânia Alves Veiga. Concepções educativas morais de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 69, n. 3, p. 167-182, 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672017000300012&lng=pt&nrm=iso>

CAETANO, Luciana Maria; DELL’AGLI, Betânia Alves Veiga. Julgamentos de crianças sobre regras do contexto familiar e escolar. Notandum, n. 52, p. 131-145, 2019. doi: 10.4025/notandum.vi52.51449

CANTO-SPERBER, Monique (org.). Dicionário de Ética e Filosofia Moral. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2013.

CHAPMAN, Michael. Constructive evolution: Origins and development of Piaget's thought. Cambridge University Press, 1988.

ELKIND, David. Crianças e adolescentes - Ensaios interpretativos sobre Jean Piaget. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1930/2011.

GOOSSENS, Luc. The many faces of adolescent autonomy: Parent-adolescent conflict, behavioral decision-making, and emocional distancing. In: JACKSON, S.; GOOSSENS, L. (eds.). Handbook of adolescent development. Psychology Press, 2006. p. 135-153.

HOFFMAN, Martin. Moral development. In: MUSSEN, P. H. (ed.). Carmichael's manual of child psychology. Wiley, 1970. p. 261-359.

INHELDER, Barbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1970/1976.

JAMBON, Marc; SMETANA, Judith. Parenting, morality and social development: new views on old questions. In: HELWIG, C. (ed.). New Perspectives on Moral Development. Routledge, 2018. p. 131-150.

KANT, Immanuel. Metafísica dos costumes. Edições 70, 1785/2004.

KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1988.

KESSELRING, Thomas. Jean Piaget. EDUCS, 1999.

KILLEN, Melanie; SMETANA, Judith (eds.). Handbook of moral development. Routledge, 2013.

LA TAILLE, Yves. Prefácio à edição brasileira. In: PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. p. 7-20.

LA TAILLE, Yves. Moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Yves. Formação Ética: do Tédio ao Respeito de Si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Yves. Moral e ética: uma leitura psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. especial, p. 105-114.

MACEDO, Lino. O lugar dos erros nas leis ou nas regras. In: MACEDO, L. (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 177-209.

NUCCI, Larry ; TURIEL, Elliot; RODED, Alona. Continuities and discontinuities in the development of moral judgments. Human Development, v. 60, n. 6, p. 279-341. doi: 0.1159/000484067

PIAGET, Jean. Os Procedimentos da Educação Moral. In: MACEDO, L. (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1930/1996. p. 1-36.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1932/1994.

PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Rio de janeiro: José Oympio Editora, 1948/2000.

PIAGET, Jean. Las relaciones entre la inteligencia y la afectividad en el desarrollo del niño. In: DELAHANTY, G. PERRÉS, J. (Orgs.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autonoma Metropolitana, 1954/1994. p. 181-289.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de janeiro: Forense-Universitária, 1964/1986.

PAPALIA, Diane. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na adolescência. In: PAPALIA, D.; OLDS, S.; FELDMAN, R. (orgs.). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 438-510.

SASTRE, Genoveva; MORENO, Montserrat. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional. São Paulo: Moderna, 2002.

SAYÃO, Rosely. Como educar meu filho. São Paulo: editora Publifolha, 2003.

SELMAN, Robert. El desarollo sociocognitivo. Uma guia para la prática educativa y clínica. In: TURIEL, E.; ENESCO, I.; LINAZA, J. (eds.). El mundo social em la mente infantil. Madrid: Alianza Editorial, 1989. p. 101-124.

SMETANA, Judith. Parenting and the development of social knowledge reconceptualized: A social domain analysis. In: GRUSEC, J. E.; KUCZYNSKI, L. (eds.). Parenting and the internalization os values. New York: Wiley, 1997. p. 162-192.

SMETANA, Judith. The role of parents in moral development: A social domain analysis. Journal of Moral Education, v. 28, n. 3, p. 311-321, 1999. doi: 10.1080/030572499103106

SMETANA, Judith. Moral Development: The Social Domain Theory View. In: ZELAZO, P. D. (ed.). The Oxford Handbook of Development Psychology. Oxford, NY: OUP – Oxford University, 2013. p. 832-863.

SMETANA, Judith; ASQUITH, Pamela. Adolescents’ and parents’ conceptions of parental authority and personal autonomy. Child Development, v. 65, n. 4, p. 1147-1162, 1994. doi: 10.2307/1131311

SMETANA, Judith, CAMPIONE-BARR, Nicole; DADDIS, Christopher. Longitudinal development of family decision making: defining healthy behavioral autonomy for Middle-Class African American Adolescents. Child Development, v. 75, n. 5, p. 1418-1434, 2004. doi: 10.1111/j.1467-8624.2004.00749.x

SMETANA, Judith. Current research on parenting styles, dimensions, and beliefs. Current opinion in psychology, v. 15, p. 19-25, 2017. doi: 10.1016/j.copsyc.2017.02.012

TURIEL, Elliot. The development of morality. In: DAMON, W (ed.). Handbook of child psychology. Nova York: John Wiley & Sons, Inc, 1998. p. 863-932.

TURIEL, Elliot. The many faces of parenting. New Directions for Child and adolescent Development, v. 108, p. 79-88, 2005. doi: 10.1002/cd.130

TURIEL, Elliot. Morality: Epistemology, Development, and Social Opposition. In: KILLEN, M; SMETANA, J. (eds.). Handbook of moral development. EUA: Lawrence Erlbaum Associates, 2013. p. 3-22.

TURIEL, Elliot. Moral Development in the Early Years: When and How. Human Development, v. 61, n. 4-5, p. 297-308, 2018. doi: 10.1159/000492805

TURIEL, Elliot; GINGO, Matthew. Development in the moral domain: Coordination and the need to consider other domains of social reasoning. New perspectives on human development, p. 209-228. doi: 10.1017/CBO9781316282755.013

WAINRYB, Cecilia; RECCHIA, Holly. Talking about right and wrong. Cambridge Press, 2014.

Downloads

Publicado

02/12/2020

Edição

Seção

Artigos