Por que ainda Piaget? A necessidade do conhecimento e da autonomia na escola

Autores

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 a que se refere a educação brasileira tem dentre as suas principais características a defesa de uma escola democrática e participativa. A tão almejada educação de qualidade de acordo com a legislação vigente parte do pressuposto de que o ensino deve ser uma construção que leve o aluno a pensar e refletir para atuar e transformar o meio em que vive. No artigo desenvolvido propomos a partir de um estudo teórico pensar com Piaget sobre a educação e a necessidade da construção de uma pedagogia que possa contribuir para a formação de sujeitos criativos, reflexivos e transformadores da realidade para a edificação de uma sociedade democrática. Nesta vertente, há a necessidade de inovações na educação visando a radical autonomia do pensamento. Por que ainda Piaget? Porque entendemos que a finalidade da educação deve ser a defesa de uma sociedade plural, crítica e do livre pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Carbone Carneiro, FAAC-UNESP

Livre-Docente em Filosofia e Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC – Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – UNESP – Bauru. Realizou em 2012 e 2014 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève – Suisse (Bolsista FAPESP - processo 2010/17634-4).

Antonio Carlos Jesus Zanni de Arruda, UNESP/Bauru-SP

Doutor em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – UNESP – Bauru. É Professor de Filosofia no Ensino Superior

Aline Fernanda Ventura Sávio Leite, UNESP/Rio Claro-SP

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Unesp Rio Claro

Vicente E. R. Marçal, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Filósofo. Doutor em Psicologia Social pela USP. Mestre em Filosofia na área de concentração de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Dedica-se na pesquisa em Epistemologia, mais especificamente em Epistemologia Genética e sua relação com a Teoria do Conhecimento. Coordenador o GPEGRA - Grupo de Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica.

Referências

FREITAS, Lia. A moral na obra de Jean Piaget: Um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.

HABERMAS, J. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.

MACEDO, de L. A perspectiva de Jean Piaget. Série Idéias. São Paulo, v. 2, n.2, p. 47-51, 1988.

MARÇAL, V. E. R. A representação social da teoria de Piaget no Brasil: implicações para as pesquisas acadêmicas. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, University of São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.47.2019.tde-15082019-171109. Acesso em: 2020-07-17.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PIAGET, J. A Educação da Liberdade. Tradução de Telma Pileggi Vinha. Conferência apresentada no 28o. Congresso Suíço dos professores em Berna, 1944.

PIAGET, J. Biologie et Connaissance: Essai sur les relations entre les régulations organiques et les processus cognitifis. Paris: Gallimard, 1967.

PIAGET, J. Desenvolvimento e Aprendizagem. In LAVATTELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development, 1972. Tradução de Paulo F. Slomp. New York: Hartcourt Brace Janovich.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética, Sabedoria e Ilusões da Filosofia e Problemas de Psicologia Genética In: Jean Piaget. Tradução de Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujmara Daeir, Célia E. A. Di Piero. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, Col. Os Pensadores, 1983.

PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na criança. Tradução de Álvaro Cabral. 4a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1987.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução de Mina Constante Pereira. 10a. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1990.

PIAGET, J. O Juízo moral na criança. Tradução de Elzon Lenardon. 4a. ed São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral In Lino de Macedo. Cinco Estudos da Educação Moral. 2a. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

PIAGET, J. Sobre a Pedagogia. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Casa do Pscicólogo, 1998.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado. 17a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação. Tradução de Ivete Braga. 16a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. Aparecida: Idéias e Letras, 2005.

VINHA, T. P. Reflexões sobre a teoria de Piaget e a construção da autonomia moral. Dois Pontos: Teoria e prática em Educação. vol. 4, nº38, pp. 43-46, ago/out/1998.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Edição

Seção

Artigos