O direito de migração e seus problemas: perspectivas comparadas entre Vitoria, Kant e Rawls

Autores

  • Renata Floriano de Sousa PUCRS

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar as teorias de direito internacional relacionadas às questões da estrangeria e da migração oferecidos por Francisco de Vitoria, Imannuel Kant e John Rawls com o intuito de compará-los. Da Res publica de Totus Orbis de Vitoria, passando pelo Direito Cosmopolita de Kant até a visão da Sociedade dos Povos de Rawls, veremos como foi abordado esse tema nos séculos XVI, XVIII e XX. Aqui um primeiro esclarecimento se faz necessário, Vitoria e Kant, cada um a seu modo e em seu tempo, pensaram uma sociedade fraternal para além das nações, sendo esse o motivo pelo qual estes autores foram eleitos para esse recorte. No entanto, a participação de Ralws pretende mostrar essa visão atualizada do ponto de vista liberal da Sociedade das Nações com a acréscimo dos Direitos Humanos como clausula pétrea das relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Floriano de Sousa, PUCRS

Doutoranda em Filosofia PUCRS/CNPq

Referências

KANT, I. A paz perpétua – Um projeto filosófico. Tradução de Arthur Morão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008.

SOUSA, R. F. GUERRA JUSTA: início, meio e fim em Francisco de Vitoria. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-graduação em Filosofia, PUCRS. Porto Alegre, 2017.

RAWLS, J. O direito dos Povos. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VITORIA, F. La Justicia. Tradução de Luis Frayle Delgado. Madrid: Tecnos, 2003.

VITORIA, F. Obras de Francisco de Vitoria: relecciones teológicas. Tradução de Teofilo Urdanoz, O. P. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 1960.

Downloads

Publicado

02/04/2021

Edição

Seção

Artigos