FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRONTEIRA: AS NOVAS PRÁTICAS CONSTRUIDAS POR PARTICIPANTES DO PROJETO RUEDAS DE CONVERSACIONES.
Resumo
O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa descritiva qualitativa sobre as práticas escolares interculturais desenvolvidas por professores que participaram do projeto de Iniciação Científica Ruedas de Conversaciones: Práticas Escolares de Acolhimento e Ensino para Imigrantes, pesquisa esta que foi realizada no formato remoto, no período de dezembro de 2022 a março de 2023. O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis práticas escolares interculturais desenvolvida por professores participantes do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas públicas localizadas em faixas de fronteira internacional e que possuem alunos imigrantes. Nosso recorte geográfico envolveu a fronteira de Guajará-Mirim RO/BR e Guayaramerín BENI/BO, a fronteira de Pacaraima RR/BR e Santa Helena de Uairén/VE e a cidade de Porto Velho na faixa de fronteira rondoniense. O nosso referencial teórico está embasado nos estudos de FREIRE (2021), que discute a questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa-progressiva em favor da autonomia dos educandos; nos estudos de CANDAU (2021), cuja a obra discute multiculturalidade e interculturalidade; IMBERNÓN (2009), o qual apresenta o desenvolvimento de novos conceitos da formação permanente e nos estudos de SANTOS (2016) sobre escolas em fronteiras. Para a coleta de informações realizamos uma análise dos arquivos digitais, vídeos dos encontros e conversas realizadas no grupo de Whatzapp e entrevista com as professoras colaboradoras da pesquisa. Os resultados nos revelam o trabalho singular do projeto Ruedas de Conversaciones, pois as professoras participantes conseguem através dos ensinamentos no curso desenvolver novas práticas pedagógicas voltadas aos alunos imigrantes.