CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A INTERCULTURALIDADE:

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONTRA A XENOFOBIA RACIALIZADA

Autores

  • Márcia Maria Rodrigues Uchôa PUC-SP
  • Leila Maria de Oliveira PUC-SP
  • Sueidy Pithon Suyeyassu PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6926

Resumo

A xenofobia racializada (FAUSTINO; OLIVEIRA, 2021) constitui-se, no contexto brasileiro, mais um desafio para as instituições educativas, de modo que à aversão, ao ódio ou à antipatia ao Outro estrangeiro soma-se um componente, o Outro racializado, o que provoca, em uma sociedade desigual como a nossa, um duplo preconceito ao imigrante, tornando-o suscetível a discriminações e a condições subalternas nos diversos espaços sociais, incluindo a escola. A partir dessas considerações, nosso objetivo, no presente texto, é tecer uma discussão acerca do currículo e da formação de professores/as para a interculturalidade, entendendo-os como importantes ferramentas para a mediação dos conflitos decorrentes do convívio com a alteridade e em vista da superação de práticas educativas discriminatórias e excludentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pautada pelas abordagens de Faustino e Oliveira (2021), Moura (1988), Santos (2006), Walsh (2009; 2019), Tubino (2016), Marcelo García (1999), entre outros.

 

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Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora e pesquisadora nas áreas de currículo, interculturalidade e fronteiras. E-mail: profa.uchoa@gmail.com.

Leila Maria de Oliveira, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora da rede municipal de Santo André. E-mail: leila_bracu@hotmail.com.

Sueidy Pithon Suyeyassu, PUC-SP

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora e docente e gestora escolar. E-mail: pithonsueidy13@gmail.com.

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Publicado

07/08/2022