CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A INTERCULTURALIDADE:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONTRA A XENOFOBIA RACIALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6926Resumo
A xenofobia racializada (FAUSTINO; OLIVEIRA, 2021) constitui-se, no contexto brasileiro, mais um desafio para as instituições educativas, de modo que à aversão, ao ódio ou à antipatia ao Outro estrangeiro soma-se um componente, o Outro racializado, o que provoca, em uma sociedade desigual como a nossa, um duplo preconceito ao imigrante, tornando-o suscetível a discriminações e a condições subalternas nos diversos espaços sociais, incluindo a escola. A partir dessas considerações, nosso objetivo, no presente texto, é tecer uma discussão acerca do currículo e da formação de professores/as para a interculturalidade, entendendo-os como importantes ferramentas para a mediação dos conflitos decorrentes do convívio com a alteridade e em vista da superação de práticas educativas discriminatórias e excludentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pautada pelas abordagens de Faustino e Oliveira (2021), Moura (1988), Santos (2006), Walsh (2009; 2019), Tubino (2016), Marcelo García (1999), entre outros.