https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé: Notícias 2023-10-13T23:51:05-04:00 Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2238-7587</strong></p><p><strong>IGARAPÉ (QUALIS B-1) </strong>é uma revista do grupo de pesquisa LITERATURA, EDUCAÇAO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE do Programa do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. Sua periodicidade é semestral e constitui-se de matérias científicas, criativas e técnicas sob a forma de artigos e resenhas na área de Ciências Humanas e sociais, que promovam discussões sobre diversidade, multiculturalismo e descolonização tanto da Amazônia, quanto de outras regiões do mundo que foram submetidas ao processo imperialista.</p> https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/announcement/view/133 Chamada para publicação Dossiê “Literatura infantojuvenil contemporânea, Letramento literário e Amazônia – caminhos analíticos e metodológicos” 2023-10-13T23:51:05-04:00 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé <p>A <strong>Revista de Estudos, Educação e Cultura - Igarapé</strong>, ISSN 2238-7587, Qualis B1, vinculada<br />ao Grupo de Pesquisa LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA: CAMINHOS DA<br />ALTERIDADE (LECCA) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da<br />Universidade Federal de Rondônia (UNIR), de periodicidade semestral, está com chamada<br />aberta para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem o dossiê dedicado à<br />“<em>Literatura infantojuvenil contemporânea, Letramento literário e Amazônia – caminhos</em><br /><em>analíticos e metodológicos</em>”.<br />O dossiê se organizará a partir de artigos que abordem aspectos referentes ao tema proposto e<br />será publicado no v.16, n. 3 (2023). As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis<br />na seção Diretrizes para os autores. Excepcionalmente, esse Dossiê receberá artigos entre 12 e<br />20 páginas.</p> <p><br /><strong>Período de Submissão: 15 de outubro de 2023 a 25 de outubro de 2023</strong><br />Previsão de publicação: 30 de dezembro de 2023</p> <p><br /><strong>Organizadores</strong>:<br />Professora Doutora Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina (UNIR, Brasil)<br />Professora Doutora Iza Reis Gomes (UFAC/UNIR/IFRO, Brasil)<br />Professora Doutora Queila Barbosa Lopes (UFAC, Brasil)</p> <p><strong>Resumo da</strong> <strong>proposta:</strong><br />Os tempos atuais da literatura infantojuvenil brasileira são impulsionados por uma intensa e diversificada produção de obras sintonizadas com os diferentes sistemas culturais e artísticos que se traduzem nas vias da imaginação pela palavra e pela imagem. Enriquece esse cenário, a produção de uma literatura marcada pelo traço inovador da palavra criadora de mundos, de forma que diálogos e texturas inovam a dimensão estética dos recursos composicionais de suas narrativas. Essas inovações revelam-se na espacialidade do texto, por meio dos elementos linguísticos, temáticos e plásticos que compõem a feitura das obras. Aliam-se à produção de sentidos dos textos, as imagens geradas pela fusão de linguagens verbal e visual, marcas de uma produção literária atenta aos desafios e dinâmicas temáticas que se apresentam aos olhos do leitor. Desvinculada da fase embrionária, contornada pelo viés pedagógico, a literatura infantil e juvenil contemporânea estreita seus laços com a palavra poética na criação de mundos em que a Amazônia surge de forma inventada, ilustrada e problematizada. A presença desse traço inovador da palavra poética é identificada na narrativa infantojuvenil produzida pelos autores e ilustradores que visualizam o diálogo das materialidades (linguagens verbal e visual, a ilustração, a cor, o projeto gráfico, a dobra, a textura, a diagramação, a tipografia e os elementos paratextuais) na construção da leitura do texto literário. Segundo Ramos, “o fundamental é que a ilustração cause deslocamento, provoque no leitor emoção e o faça imaginar e refletir a partir do que está narrado pelo ilustrador” (2011, p. 26). A literatura infantojuvenil contemporânea requer um leitor atento, curioso, questionador e disposto a ser um coautor da narrativa. Esse leitor presente e requisitado nas narrativas é uma característica peculiar dessas histórias que trazem várias linguagens em sua estrutura. Ciça Fittipaldi (2008) comenta sobre essa ação coautora do leitor: “toda imagem tem alguma história para contar. Essa é a natureza narrativa da imagem. Suas figurações e até mesmo formas abstratas abrem espaço para o pensamento elaborar, fabular e fantasiar.” Seja a linguagem verbal, visual, das cores, da cultura, do social, do histórico. São linguagens que, em colaboração, proporcionam uma experiência estética.</p> <p>E para que essa Literatura e outras cheguem no chão da escola, o Letramento Literário é um caminho possível para a realização de um trabalho significativo com a literatura na sala de aula. A proposta subscrita por Rildo Cosson destina-se “a reformar, fortalecer e ampliar a educação literária que se oferece no ensino básico” (2018, p. 12). Enveredar por esse caminho de escolarização, que busca “garantir a função de construir e reconstruir a palavra que nos humaniza” (2018, p. 23), pressupõe que o efetivo contato entre a obra e o leitor, materializado na leitura literária, ocupe lugar de destaque nas práticas literárias em sala de aula. Da premissa de que a literatura tem um papel a cumprir na escola, advém a justificativa para reformular os rumos da sua escolarização. Na argumentação de Cosson, “É por possuir essa função maior de tornar o mundo compreensível transformando sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas que a literatura tem e precisa manter um lugar especial nas escolas” (2018, p. 17). Assim, promover o letramento literário é o caminho apontado para que o trabalho com a literatura possibilite ao aluno apropriar-se do texto literário tendo o domínio do seu discurso. Daí o conceito de letramento literário cunhado por Cosson e Graça Paulino, “como o processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos” (2009, p. 67). Esse processo resulta, portanto, da interação dinâmica do leitor com a obra, uma ação contínua e sempre renovada de negociação e construção de sentidos. Alicerçado nesse princípio de interação, o conceito de letramento literário dá visibilidade a um perfil de leitor, a partir da sua atuação diante da obra. Nesse sentido, cultivar e assumir a leitura do texto<br />literário são ações tomadas como processo, um ato contínuo que se renova a cada experiência de leitura. Logo, a proposta de apreensão da obra pelos recursos que ela traz consigo é o fio condutor do princípio apontado por Cosson (2018), de que ler literatura não é uma habilidade nata, mas se aprende experienciando o texto, o contexto e o intertexto. Seguir por esse viés de apreensão pressupõe considerar que a obra literária permite experienciar o texto, por meio dos seus recursos de composição, o contexto, por meio do mundo ficcional que a obra traz consigo, e o intertexto resultante das relações com outras leituras (COSSON, 2020). E o nosso contexto amazônico pode ser pontuado nessas nuances da Literatura, seja no gênero infantojuvenil, romance, crônica, conto ou poema. A Amazônia é um espaço de criação, um<br />convívio entre a realidade e o mítico. Como disse Loureiro: “uma cultura dinâmica, original e criativa, que revela, interpreta e cria sua realidade. [...] Pelo imaginário, pela estetização, pelo povoamento mitológico, pelos universos dos signos, pela intervenção na visualidade, pela atividade artística, ele (o caboclo) definiu sua grandeza diante desse conjunto grandioso que é o ‘mundo amazônico’”. (2001). Dessa forma, o volume deste dossiê receberá artigos que abordem caminhos analíticos e metodológicos nas perspectivas da Literatura infantojuvenil contemporânea, do Letramento literário e de contextos amazônicos literários e históricos e que se relacionem com os seguintes eixos:</p> <p>1. As materialidades do texto infantojuvenil contemporâneo;<br />2. O livro objeto;<br />3. Análises de obras na perspectiva do letramento literário;<br />4. Experiências e práticas em espaços formais e informais por meio do letramento literário;<br />5. Os contextos literários, sociais, históricos e culturais presentes na Literatura na/da Amazônia;<br />6. Práticas de literatura na Amazônia.</p> <p><strong>Referências</strong><br />COSSON, Rildo. <em>Círculos de leitura e letramento literário</em>. São Paulo: Contexto, 2014.<br />COSSON, Rildo. <em>Letramento literário</em>: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.<br />COSSON, Rildo. <em>Paradigmas do ensino da literatura</em>. São Paulo: Contexto, 2020.<br />LOUREIRO, João de Jesus Paes. <em>Cultura amazônica</em>: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 2021.<br />FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? <em>In</em>: OLIVEIRA, Ieda de. <em>O que é</em><br /><em>qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil</em>: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.<br />RAMOS, Graça. <em>A imagem nos livros infantis</em>: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.</p> <p><br />As submissões podem ser feitas até o dia <strong>25 de outubro</strong> e enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais da <strong>Igarapé</strong> para a <strong>seção Dossiê</strong> https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/about/submissions </p> <p>Agradecemos a colaboração<br />Os editores</p> 2023-10-13T23:51:05-04:00 https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/announcement/view/115 Chamada para publicação volume 15, número 4 2022-10-21T18:27:24-04:00 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé <p>Caros leitores (as) e autores (as) da <strong>Revista Igarapé</strong>,</p> <p>Informamos que o número regular <strong>v. 15, n.4, 2022</strong> está sob a organização dos professores editores convidados,</p> <p>Dr. Wellington Marçal de Carvalho (UFMG)</p> <p>Dra. Lílian Paula Serra e Deus (UNILAB)</p> <p>Dra. Eni Alves Rodrigues (GEED-CNPq)</p> <p>Lembramos que os manuscritos podem ser submetidos até <strong>15 de dezembro</strong> diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais da Igarapé. A previsão de publicação é para fevereiro de 2023.</p> <p>Agradecemos a colaboração</p> <p>Os editores</p> 2022-10-21T18:27:24-04:00 https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/announcement/view/113 Chamada para publicação Dossiê “Mutações Literárias: reconfigurações da literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente)” 2022-07-20T20:03:31-04:00 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé <p><strong>CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO V.15, N.3 (2022)</strong></p> <p> </p> <p>A <strong>Revista de Estudos, Educação e Cultura</strong> - <strong>Igarapé</strong>, ISSN 2238-7587, Qualis B2, vinculada ao Grupo de Pesquisa LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE (LECCA) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), de periodicidade semestral, está com chamada aberta para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem o dossiê dedicado as “Mutações Literárias: reconfigurações da literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente)”.</p> <p>O dossiê se organizará a partir de artigos, resenhas e ensaios que abordem aspectos referentes ao tema proposto e será publicado no v.15, n. 3 (2022). As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis na seção Diretrizes para os autores.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Período de Submissão: 20 de julho de 2022 a 30 de setembro de 2022</strong></p> <p><strong>Previsão de publicação: 30 de novembro de 2022</strong></p> <p><strong>Organizadores</strong>:</p> <p>Professor Doutor Leonardo Tonus (Sorbonne – Paris IV)</p> <p>Professora Doutora Maria Alice Sabaini de Souza Milani (UNIR, Brasil)</p> <p>Professor Doutor Paulo Eduardo Benites de Moraes (PPGMEL/UNIR, Brasil) – e-mail: paulo.moraes@unir.br</p> <p><strong>Resumo da proposta</strong>:</p> <p>As manifestações literárias acompanham o dinamismo da vida social, se modificando e se desenvolvendo a partir da relação que estabelece com a sociedade. Assim, desde a carta de achamento, escrita por Caminha, até os nossos dias é possível perceber que a literatura não se estagnou aos seus moldes mais primários, mas se adaptou e sofreu mutações tanto em sua estrutura e forma, quanto nas perspectivas temáticas abordadas. Neste sentido, vale ressaltar que de acordo com Leila Perrone-Moisés (2016) “O que garante a sobrevivência da literatura não é a sua defesa teórica, nem sua promoção por instituições e, ainda menos, o seu gerenciamento pela indústria cultural. É o desejo de escrever e o prazer de ler” (PERRONE-MOISÉS, 2016, p. 265), ou seja, a vivacidade da literatura está no desejo do escritor de permanecer a partir da sua escrita, e na fruição que o texto propicia ao leitor por meio da literariedade deste, seja um texto clássico ou contemporâneo.</p> <p>Em relação à literatura contemporânea, convém elencar que as produções literárias têm se alterado com a utilização de procedimentos literários, de certo modo inovadores, como o hibridismo de gêneros literários e textuais em uma obra, a relação do texto literário com a linguagem imagética, a escrita de livros que relatam o processo de produção e pós-produção dos textos e a possibilidade maior da divulgação de obras redigidas por autores das periferias e das margens da sociedade. Assim, as transformações da literatura e as suas nuances revelam não só a diversidade do fazer literário, mas também sua adaptabilidade às novas formas de se escrever e ler. Nesse contexto, o papel do escritor é imprescindível para a constituição multifacetada da literatura, já “que são os escritores e não os teóricos que definem, em suas obras, as mutações da literatura” (PERRONE-MOISÉS, 2016, p. 35).</p> <p>Ainda em relação ao caráter metamorfoseado que as manifestações literárias adquiriram ao longo dos séculos, Karl Erik Schollhammer, em seu livro sobre a ficção contemporânea, destaca que “Parece que os autores da última década, ainda que se mostrem conscientes de suas preferências, deitam melhor um certo ecletismo que cruza fronteiras, línguas e tradições literárias” (SCHOLLHAMMER, 2011, p. 148). Neste sentido, o volume deste dossiê receberá artigos, resenhas e traduções que abordem as mutações textuais e temáticas da literatura a partir do início do século XXI e que se relacionem com os seguintes eixos:</p> <ol> <li>Poéticas translíngues (relações entre signos, textos, culturas e tradições)</li> <li>Práticas de escrita não-criativa</li> <li>Intermidialidades: literatura, artes e mídias</li> <li>Escritas em trânsito: poéticas do deslocamento</li> <li>Literatura e cultura contemporânea: as relações de gênero, raça e classe em obras contemporâneas</li> </ol> <p><strong>Referências</strong></p> <p>PERRONE-MOISÉS, Leila. <em>Mutações da Literatura no Século XXI</em>. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.</p> <p>SCHOLLHAMMER, Karl Erik. <em>Ficção brasileira contemporânea</em>. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 2011.</p> <p><strong>As submissões podem ser feitas até o dia 30 de setembro e enviadas diretamente pelo sistema eletrônico de submissão de originais da <em>Revista Igarapé</em></strong> <a href="https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/about/submissions">https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/about/submissions</a> </p> <p>Agradecemos a colaboração</p> <p>Os editores</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> 2022-07-20T20:03:31-04:00 https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/announcement/view/112 Submissões em fluxo contínuo 2022-07-19T12:25:19-04:00 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé <p><span class="JsGRdQ">A <em>Revista Igarapé</em> recebe</span> <span class="JsGRdQ">artigos inéditos e originais, resenhas e entrevistas</span> <span class="JsGRdQ">em fluxo contínuo para a composição dos números regulares, à exceção dos dossiês temáticos, que mantêm chamadas próprias.</span></p> <p><strong><span class="JsGRdQ">2º semestre 2022</span></strong></p> <p><span class="JsGRdQ">RECEBIMENTO DE ARTIGOS E RESENHAS <strong>ATÉ 15 DE DEZEMBRO</strong> E PUBLICAÇÃO EM FEVEREIRO</span></p> <p><strong><span class="JsGRdQ">1º semestre 2023</span></strong></p> <p><span class="JsGRdQ">RECEBIMENTO DE ARTIGOS E RESENHAS <strong>ATÉ MAIO</strong> E PUBLICAÇÃO EM JULHO</span></p> 2022-07-19T12:25:19-04:00 https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/announcement/view/104 Chamada aberta para artigos, resenhas e traduções 2021-09-24T20:24:54-04:00 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé <p>IGARAPÉ – Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade (QUALIS B-1), publicação do Grupo de Pesquisa LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE do Programa do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários - MEL, da Universidade Federal de Rondônia, está com chamada aberta para artigos, resenhas e traduções cujos objetos de reflexão abordem diálogos entre literatura, educação, tradução estimulando a consciência crítica e a relação dos estudos literários com diversidade, colonização e descolonização. Estudiosos e pesquisadores nestas áreas estão convidados a submeter suas produções acadêmicas até o dia 31de outubro 2021 Previsão para publicação: segunda quinzena de dezembro 2021.<br />A revista publica trabalhos de autores mestres e doutores de instituições nacionais e internacionais, que poderão ainda submeter trabalhos em coautoria com mestrandos.<br />As submissões podem ser feitas por email enviados à revistaigarape@gmail.com ou online acessando a Página Web da revista https://periodicos.unir.br/index.php/igarape, respeitando as normas de submissão da revista.</p> 2021-09-24T20:24:54-04:00