Antropologia e educação em Rousseau: elemento para a docência / Anthropology and education in Rousseau: element for teaching
Palavras-chave:
antropologia, educação, filosofia, literatura infantil.Resumo
Esta comunicação apresenta os resultados da pesquisa que trata do seguinte problema: como seria aplicar a educação conforme a percepção que Rousseau sobre homem e sociedade? O presente trabalho tem como objetivo mostrar aspectos dessa pesquisa, a partir dos seguintes pontos: Jean-Jacques Rousseau, em elementos de sua biografia; a concepção antropológica roussoniana, que é analisada no contraponto entre homem da natureza, que tem o controle absoluto de suas ações, e homem social, que tem muitos vícios oriundos da sociedade, que são adornados pela luxúria; e, por fim, os princípios de educação expressos no livro Emílio: ou da educação. Desta obra, a abordagem que trazemos procura descrever elementos de ordem antropológico-educacional, investigando aspectos interrelacionados, a saber: como o professor deve se posicionar em frente ao ensino e qual é a ajuda que o aluno deve receber para raciocinar sobre os conhecimentos e apreendê-los. Como exemplo do método preconizado por Rousseau para a educação, destacamos sua crítica à literatura de La Fontaine, acusada por Rousseau de ser artificial e contrária à natureza. A conclusão da pesquisa permite afirmar que a concepção educacional de Rousseau tem em mira formar uma espécie de homem da natureza, simbolizado no personagem Emílio, mas que seja capaz de viver em sociedade. Observamos ainda que sua metodologia educacional é chamada de educação negativa, pois consiste menos em ensinar o que é certo e mais em evitar que o aluno aprenda o que é errado. Por fim, entende Rousseau que o aluno deve aprender sem se moldar às fórmulas já prontas, a fim de que consiga desenvolver habilidades físicas emocionais. Todas as abordagens de Rousseau, analisadas nesta comunicação, têm sentidos que contribuem para a reflexão docente.
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