Conhecimento linguístico da LIBRAS e do sistema de escrita de sinais: uma análise com acadêmicos surdos e deficientes auditivos da UNIR/campus de Vilhena / Linguistic knowledge of LIBRAS and the signal writing system: an analysis with deaf and hearing impaired academics of UNIR/campus of Vilhena

Autores

  • Elayne Barbosa da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Josimari dos Santos da Conceição

Palavras-chave:

Linguística da Libras, Sign Writing, diferença e identidade.

Resumo

o conhecimento linguístico da Libras, acontece por meio da aprendizagem da estrutura gramatical da Língua de Sinais. A escrita de sinais é configurada como um sistema de escrita para surdos, haja vista que, durante alguns anos, a Língua de Sinais era considerada ágrafa; entretanto, todos os surdos conhecem a estrutura gramatical da sua própria língua? Para responder à questão, aplicou-se um questionário semiestruturado e foram entrevistados os acadêmicos surdos e deficientes auditivos matriculados na UNIR, campus de Vilhena, em consonância aos objetivos desta pesquisa: averiguar o nível de conhecimento linguístico dos acadêmicos, em relação a estrutura gramatical da Libras, bem como à escrita dessa língua. A pesquisa em questão possui como base teórica autores como: Quadros (2004), sobre a linguística da Libras; Stumpf (2005), sobre a escrita da Língua de Sinais pelo sistema Sign Writing; Perlin (2003), com o trabalho O ser e o estar sendo surdos: alteridade diferença e identidade.

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Publicado

27/03/2020

Edição

Seção

Artigos