Teatro e literatura: contribuições do processo interpretativo na desconstrução do preconceito / Theatre and literature: contributions of the interpretative process in the deconstruction of prejudice

Autores

  • Francieli Amanda Conci Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Larissa Kailane Coitinho de Almeida
  • Ueslaine Peres Ferreira

Palavras-chave:

leitura, interpretação, preconceito, desconstrução.

Resumo

O presente trabalho tem como escopo discutir a leitura e a interpretação no processo de desconstrução de paradigmas preconceituosos e na modificação da visão de mundo dos alunos que frequentam o CRECA, contemplados pelo projeto de extensão Teatro e Leitura: confluências educacionais no Centro de Referência Especializada da Criança e do Adolescente (CRECA), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Lopes Costa. O Projeto em questão objetiva desenvolver e estimular a leitura através de técnicas advindas do Teatro, combinando, assim, metodologias. Tendo em vista que a literatura abre mundos, almejamos discutir como a leitura crítica em sala de aula pode contribuir para mudar concepções equivocadas e internalizadas no indivíduo, provindas de sua leitura do mundo e do seu contato com a sociedade. Para tal, escolhemos o livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, lido e trabalhado com os alunos. Silva (2019) alega que é importante essa associação do aluno com a literatura, já que é através da leitura e da escrita que o indivíduo se insere no universo do conhecimento e, assim, assimila valores sociais. Como principal pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos A importância do ato de ler, de Paulo Freire, que propõe a concepção de leitura crítica do mundo, a fim de se estimular a leitura crítica do texto. Utilizamos também os trabalhos de Santos e Neto (2011), Silva (2019) e a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, entre outros. Trata-se, portanto, de uma relação que vai além da interdisciplinaridade, chegando-se até as barreiras interculturais, tendo em vista o viés que pretendemos alcançar junto aos alunos. Buscaremos refletir sobre as discussões construídas em sala de aula diante das leituras propostas e das dinâmicas teatrais, e demonstraremos como elas possibilitaram desconstruir os conceitos de beleza e desigualdade existentes entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/03/2020

Edição

Seção

Artigos