A literatura infantil e a função humanizadora de Antonio Candido / Children's literature and the humanizing function of Antonio Candido

Autores

  • Ivanor Luiz Guarnieri Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Marta Camilo da Silva Guarnieri

Palavras-chave:

educação, Literatura, Pedagogia.

Resumo

Este estudo tem como objeto de investigação a Literatura como processo de humanização. A abordagem está ligada à Educação. As perquirições analíticas se apoiam no conceito de Literatura como função humanizadora, do crítico Antonio Candido, e confronta-o com a Literatura para crianças. A hipótese que norteia o trabalho é a de que as obras destinadas ao público infantil têm um caráter humanizador, no sentido de formar para a compreensão de mundo, no sentido heideggeriano de mundo como cultura. A metodologia do trabalho, analítico-sintética, indica dois momentos da abordagem. O primeiro visa definir o conceito de Literatura Humanizadora; o segundo, na abordagem realizada por especialistas na área da Literatura Infantil feita por meio de Análise do Discurso sobre dois contos infantis, bem como de uma das obras de literatura infantil mais famosas em nosso país na segunda metade do século XX: O meu pé de laranja lima. Os resultados até aqui alcançados demonstram a plausibilidade da hipótese do caráter humanizador e permitem concluir afirmando a relevância da Literatura Infantil em sala de aula. Os resultados da pesquisa, ao apontar a relevância da Literatura Infantil para a formação humana, permitem sugerir que essa arte seja levada com denodo e aplicação para as salas de aula de nossas escolas.

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Publicado

27/03/2020

Edição

Seção

Artigos