FERRAMENTAS DIGITAIS: UM SIMULACRO DE ATIVIDADE PRESENCIAL NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA/DIGITAL TOOLS: A SIMULATION OF FACE-TO-FACE ACTIVITY IN TEACHER-STUDENT INTERACTION IN PANDEMIC PERIODS
Palavras-chave:
Professora Formadora, Ferramentas digitais, Ação de Extensão.Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as maneiras como uma professora formadora utilizou ferramentas digitais da suíte de aplicativos Google for Education (Google Meet e Google Classroom) em uma ação de extensão (minicurso) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/DAELL), intitulada O gênero discursivo resumo na universidade. A ação realizada em contexto de ensino remoto de emergência, em contexto pandêmico, visou a atender acadêmicos do primeiro ano de cursos de graduação e pessoas concluintes do Ensino Médio, que ainda não haviam ingressado na universidade, mas se interessavam em aprimorar e consolidar conhecimentos acerca do gênero resumo informativo, objeto do minicurso. No trabalho em pauta, foram analisados dois módulos da sequência didática desenvolvida pela professora, referentes a duas produções textuais realizadas por um dos participantes da ação de extensão. No decorrer do minicurso, foram trabalhadas as noções de linguagem, língua, gênero discursivo, compreensão e produção textual. A partir das reflexões bakhtinianas sobre dialogismo e linguagem, a fundamentação teórico-metodológica apoiou-se nos estudos sobre gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), e sobre sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Os primeiros resultados apontaram que, mesmo não alternando atividades em espaços físicos presenciais e virtuais a distância, ferramentas do Google for Education podem favorecer a instauração de contextos de inovação sustentada, como os apresentados em modalidades de ensino híbrido (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013), revelando, entre outros, um possível simulacro de interação presencial entre professora e cursistas.
Referências
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