FERRAMENTAS DIGITAIS: UM SIMULACRO DE ATIVIDADE PRESENCIAL NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA/DIGITAL TOOLS: A SIMULATION OF FACE-TO-FACE ACTIVITY IN TEACHER-STUDENT INTERACTION IN PANDEMIC PERIODS

Autores

  • Juçara Zanoni do Nascimento UNIR/UEM
  • Edna Pagliari Brun

Palavras-chave:

Professora Formadora, Ferramentas digitais, Ação de Extensão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as maneiras como uma professora formadora utilizou ferramentas digitais da suíte de aplicativos Google for Education (Google Meet e Google Classroom) em uma ação de extensão (minicurso) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/DAELL), intitulada O gênero discursivo resumo na universidade. A ação realizada em contexto de ensino remoto de emergência, em contexto pandêmico, visou a atender acadêmicos do primeiro ano de cursos de graduação e pessoas concluintes do Ensino Médio, que ainda não haviam ingressado na universidade, mas se interessavam em aprimorar e consolidar conhecimentos acerca do gênero resumo informativo, objeto do minicurso. No trabalho em pauta, foram analisados dois módulos da sequência didática desenvolvida pela professora, referentes a duas produções textuais realizadas por um dos participantes da ação de extensão. No decorrer do minicurso, foram trabalhadas as noções de linguagem, língua, gênero discursivo, compreensão e produção textual. A partir das reflexões bakhtinianas sobre dialogismo e linguagem, a fundamentação teórico-metodológica apoiou-se nos estudos sobre gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), e sobre sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Os primeiros resultados apontaram que, mesmo não alternando atividades em espaços físicos presenciais e virtuais a distância, ferramentas do Google for Education podem favorecer a instauração de contextos de inovação sustentada, como os apresentados em modalidades de ensino híbrido (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013), revelando, entre outros, um possível simulacro de interação presencial entre professora e cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6028: informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://interartesufgd.files.wordpress.com/2017/03/abnt-norma_6028_resumo.pdf. Acesso em: 10. jun. 2020.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, E. M. D. Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino. In: D.E.L.T.A., São Paulo, 33.3, 2017, p. 945-981. Disponível em: www.scielo.br/pdf/delta/v33n3/1678-460X-delta-33-03-00945.pdf. Acesso em: jan./2018.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf. Acesso em: set./2017.

CORDEIRO, G. S. Escrita de textos argumentativos em classes suíças francófonas do ensino médio: uma análise multifocal do objeto ensinado. Raído, Dourados, v. 9, n. 18, jan.-jun./2015. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4202/2212. Acesso em: ago./2015.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e COLABORADORES. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. E COLABORADORES. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

VOLÓCHINOV, V. (CÍRCULO DE BAKHTIN). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do Método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: 34, 2017.

Downloads

Publicado

20/12/2020

Edição

Seção

Artigos